Pinpoint da Abraji traz telegramas diplomáticos sobre guerra entre Israel e Hamas
  • 16.01
  • 2024
  • 01:50
  • Alice de Souza e Eduardo Goulart de Andrade

Acesso à Informação

Pinpoint da Abraji traz telegramas diplomáticos sobre guerra entre Israel e Hamas

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) acaba de publicar duas novas coleções com documentos de interesse público no Pinpoint. A primeira delas traz três arquivos que somam mais 350 páginas de telegramas da embaixada brasileira em Tel Aviv e do escritório de representação em Ramala, na Cisjordânia, sobre o conflito entre Israel e Hamas. A segunda coleção apresenta o relatório final da CPI das Pirâmides Financeiras, que conta com mais de 500 páginas.

Os telegramas foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, com pedido realizado em 25 de outubro de 2023, e trazem um panorama das semanas seguintes aos ataques do Hamas. As mensagens são relevantes não apenas porque jogam luz em eventos geopolíticos atuais e históricos, mas também porque ajudam a entender a dinâmica das relações internacionais.

Ao pesquisar pela palavra "eliminar" no Pinpoint, encontram-se 16 resultados neste documento. Entre eles, está o relato de uma cerimônia realizada em 16 de outubro: "​​O presidente Isaac Herzog, o PM Benjamin Netanyahu e o líder da oposição proferiram discursos. Em uníssono, enfatizaram que Israel tem por objetivo 'eliminar' o Hamas, a despeito de eventuais críticas internacionais." 

A partir dos documentos, é possível traçar uma linha do tempo sobre tentativas de evacuação de brasileiros da Faixa de Gaza durante o conflito. A busca pelo termo "evacuar" mostra que "muitos brasileiros seguem ansiosos para evacuar a região, por se sentirem ameaçados pelos ataques ininterruptos. Reclamam pela demora na autorização para cruzamento da fronteira. Do lado palestino, contato do posto em Gaza já garantiu a possibilidade de trânsito seguro do comboio brasileiro até Rafah. Aguarda-se, portanto, autorização das autoridades egípcias para que os nacionais possam cruzar a fronteira (até a manhã de 12/10, o 'checkpoint' permanecia fechado)."

Mensagem de 14 de outubro afirma que Israel havia planejado abrir um corredor para evacuar cidadãos estrangeiros pelo posto de fronteira de Rafah das 12h às 17h. No entanto, segundo um porta-voz do exército israelense, essa medida foi cancelada no final daquela manhã devido a condições impostas pelo Egito relacionadas à permissão de entrada de ajuda humanitária na região.


Um telegrama de 22 de outubro contabilizava o número de pessoas da comunidade brasileira que estavam prontos para a evacuação. No total, eram 32 pessoas – 22 brasileiros, sete palestinos portadores de Registro Nacional Migratório e três palestinos –, sendo que 17 delas eram crianças. A primeira leva de brasileiros vindos de Gaza chegou ao país no último dia 13 de novembro, data posterior aos telegramas obtidos pela equipe da Abraji.

No Pinpoint, também estão dois documentos com os telegramas tarjados e sob sigilo. Entre os dias 11 e 24 de outubro, foram emitidos nove telegramas classificados como “Reservado”, sendo seis deles em comunicações da embaixada brasileira em Tel Aviv e dois do escritório de representação em Ramala. O nono é uma circular. O documento tarjado informa que um funcionário local da embaixada em Tel Aviv, cujo nome foi suprimido, foi convocado como reservista pelas forças armadas por causa do conflito em curso.

CPI das Pirâmides Financeiras

Já a outra coleção traz um relatório extenso e detalhado da CPI das Pirâmides Financeiras, que se encerrou em outubro passado. A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara dos Deputados investigou operações fraudulentas na gestão de empresas de serviços financeiros, especialmente aquelas envolvidas com criptomoedas, entre os anos de 2019 e 2022. Os parlamentares também investigaram a empresa 123 Milhas, que teria maquiado sua real situação financeira por meio de manipulações contábeis e causado prejuízo aos consumidores.

Ao buscar pelo termo "indiciamento", é possível encontrar no Pinpoint as "sugestões de indiciamento" propostas pelos deputados. Eles sugerem que 42 pessoas devem ser indiciadas, incluindo Ronaldinho Gaúcho – suspeito de ter praticado estelionato e lavagem de dinheiro, entre outros crimes apontados pelos parlamentares. 

No relatório, também há depoimentos relacionados ao caso do "Sheik dos bitcoins", apelido de Francisley Valdevino da Silva, acusado pela Polícia Federal de ser o líder de um esquema fraudulento que movimentou cerca de R$ 4 bilhões. Ele é dono da Rental Coins, que atua no aluguel de criptomoedas.


Como creditar as coleções da Abraji dentro do Pinpoint?


As informações disponibilizadas no Pinpoint pela Abraji são públicas, mas o trabalho de curadoria, seleção, diferentes tipos de download (manual, pedidos de LAI, webscraping, OSINT), descrição e pesquisa de exemplos é todo feito pela associação. Por isso, dar o crédito é importante para a manutenção do trabalho e monitoramento do impacto do que realizamos. Caso você ou a sua organização usem as informações disponibilizadas, favor indicar que a informação foi “obtida em uma coleção pública da Abraji sobre o tema, dentro do Pinpoint do Google”, de preferência com o link para a análise de referência.

Dúvidas sobre coleções ou créditos? Escreva para [email protected] 

Para conferir as coleções anteriores, clique neste link.

Foto: Brasileiros repatriados de Gaza. Paulo Pinto/Agência Brasil

Assinatura Abraji