Para retaliar reportagem, prefeito de Bagé revela identidade de repórter em vídeo
  • 14.01
  • 2022
  • 20:43
  • Abraji

Liberdade de expressão

Para retaliar reportagem, prefeito de Bagé revela identidade de repórter em vídeo

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudia com veemência e vê com preocupação o gesto do prefeito de Bagé (RS), Divaldo Lara (PTB), que, denunciado em reportagem, se volta contra o repórter da RBS, afiliada da Globo, Giovani Grizotti, divulgando um vídeo de ataque ao jornalista e colocando sua segurança em risco.

Jornalista que cobre casos de corrupção no poder público da região, Grizotti não se deixa fotografar para garantir sua integridade física. Além de mostrar uma imagem do repórter, o prefeito usa o vídeo para atacar a honra do jornalista e seu trabalho profissional. Grizotti registrou boletim de ocorrência e tomará as medidas cabíveis, mas o risco provocado pelo prefeito persiste.

É direito de qualquer parte citada em reportagem responder a uma denúncia e tomar as medidas dentro da legalidade contra o que considera desabonador ou inverídico. Mas o vídeo produzido pelo prefeito foge a essa premissa. E sua gravidade aumenta quando ele revela a identidade de um repórter que se protege de ameaças com o anonimato. Vale destacar ainda que o vídeo, uma peça que não pode ser considerada ação de governo, foi produzido pela prefeitura, com apresentação da assessora de imprensa do prefeito. É de se esperar que a polícia instaure inquérito para investigar o episódio e que o Ministério Público também apure o uso de equipamento público e funcionários para fins particulares.

O vídeo de Lara foi divulgado na quarta-feira (13.jan.2022), depois da reportagem da RBS sobre um homem que, em delação premiada, denunciou dois prefeitos da região por corrupção, sendo um deles Divaldo Lara. Produzida em ago.2021, a reportagem havia sido censurada e só foi ao ar na terça-feira com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF). Derrotado na Justiça, Lara partiu para esse tipo de ataque. O prefeito ainda acusa a emissora e o jornalista de serem de esquerda e petistas e perseguirem bolsonaristas como ele.

A Abraji se solidariza com Grizotti e com todos os repórteres que são ameaçados ou agredidos no exercício da profissão. E roga por providências para que os responsáveis pelo vídeo sejam punidos e para que esse tipo de lamentável episódio não se repita.
 

Assinatura Abraji