• 11.07
  • 2009
  • 05:34
  • Ivan Men Torraca/ Projeto Repórter do Futuro

Para Fernando Rodrigues, nova lei eleitoral deve prejudicar a cobertura do jornalismo político

Fernando Rodrigues, da Folha de S. Paulo e Sylvio Costa, do site Congresso em Foco, ministraram a palestra “Por dentro da cobertura política em Brasília”, na tarde do dia 10 de julho, durante o 4º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Os jornalistas destacaram as dificuldades do trabalho em Brasília e apontaram mudanças que deverão acontecer com a nova lei eleitoral aprovada recentemente na Câmara dos Deputados.

“A gente quer provocar o interesse pela política e estimular as pessoas a fazerem alguma coisa”, diz de Sylvio Costa, diretor do site Congresso em Foco. Criado em 2004, ele é uma referência na cobertura política e ganhou visibilidade este ano com a série de denúncias sobre a farra das passagens aéreas feita pelos parlamentares.

Sylvio Costa enfatizou a importância do jornalismo político na sociedade. “A informação tem poder transformador. O Congresso está cheio de bandidos, mas fazer essa afirmação é muito pouco. É preciso tirar a sujeira de debaixo dos tapetes”, disse.

Para Fernando Rodrigues, a área de política é, talvez, a mais nobre do jornalismo, porém vê dificuldades quanto ao público: “estamos noticiando mais, porque temos mais acesso à informação, mas a população não tem interesse sobre todos esses fatos”. Para atrair o leitor, Rodrigues trata “a cobertura política como uma cobertura de costumes”.

Outra preocupação de Rodrigues é a nova lei eleitoral: “isso é um perigo muito grande e deve prejudicar a cobertura do jornalismo político no Brasil. Os sites de maior audiência vão se retrair.” Dentre outras coisas, a nova lei eleitoral praticamente coloca a internet sob as mesmas condições já usadas sobre o rádio e a TV.

Assinatura Abraji