• 29.11
  • 2010
  • 15:25
  • -

Operação policial prende assassino de Tim Lopes no Alemão

A megaoperação policial no complexo de favelas do Alemão, no Rio de Janeiro, prendeu um dos assassinos de Tim Lopes: Eliseu Felício de Souza, o Zeu. O traficante estava foragido desde 2007, quando recebeu o benefício de cumprir a pena em regime semi-aberto. Uma vez fora da cadeia, não voltou mais. Foi flagrado em agosto deste ano junto com outros bandidos comercializando maconha, cocaína e crack ao lado de um canteiro de obras da prefeitura no meio da comunidade, à luz do dia. Segundo a Polícia, Zeu foi o responsável pela compra da gasolina usada para queimar o corpo do jornalista Tim Lopes, da TV Globo, em 2002.

 O repórter foi sequestrado, torturado e morto enquanto fazia uma reportagem sobre prostituição de menores em baile funk na Vila Cruzeiro, zona norte do Rio. O assassinato gerou forte comoção entre jornalistas brasileiros, que se organizaram para criar a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. 

Com a missão de melhorar a prática do jornalismo no Brasil, a Abraji oferece treinamento para profissionais e estudantes de jornalismo, a fim de difundir técnicas de reportagem e de segurança no exercício da profissão. A associação também dá suporte a jornalistas ameaçados em decorrência de seu trabalho e atua para que o acesso a informações públicas seja regulamentado no país. Ao longo desses sete anos, a Abraji já treinou mais de 4 mil profissionais em cursos, seminários e cinco congressos internacionais.

Assinatura Abraji