Oitava edição do Coda.Br reúne especialistas para o maior evento de jornalismo de dados da América Latina
  • 11.10
  • 2023
  • 15:14
  • Abraji

Formação

Acesso à Informação

Oitava edição do Coda.Br reúne especialistas para o maior evento de jornalismo de dados da América Latina

A Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br) chega a sua oitava edição com painéis e workshops de diversos temas ligados ao jornalismo de dados. Organizado pela Escola de Dados, o evento, realizado pela primeira vez em 2015, reúne especialistas brasileiros e convidados internacionais para debater justiça climática, uso de dados para investigações de direitos humanos, além de oficinas sobre uso de inteligência artificial e automações no jornalismo; gênero, raça e desigualdade; eleições, mapas e geodados, linguagens de programação Python e R.

O Coda.br é o principal evento de jornalismo de dados da América Latina e, nesta edição, serão 56 horas de atividades, distribuídas nos dias 18 e 19.nov.2023. O encontro será sediado na ESPM, em São Paulo. A diretora da Abraji Amanda Rossi é uma das presenças confirmadas. Outros nomes como Ana Carolina Moreno (TV Globo), Bruno Morassutti (Fiquem Sabendo), Marcelo Soares (Lagom Data) e Vitória Régia da Silva (Gênero e Número) estão entre os participantes.

No primeiro dia, um painel de dados de justiça climática reúne especialistas para falar sobre o tema e, ao longo do dia, acontecem vários workshops de temáticas variadas como primeiros passos no jornalismo de dados, DataSUS e pautas sobre a população LGBTQIA+, linguagem para acessar dados públicos e jornalismo local com com Story Maps. 

No domingo, segundo dia de evento, a programação se inicia com um workshop sobre Inteligência Artificial e OSINT para investigar fake news em plataformas digitais, seguido por oficinas. À tarde, acontece a comemoração dos 10 anos da Open Knowledge Brasil e a entrega do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, que tem apoio da Abraji

Para Jamile Santana, coordenadora da área de dados e transparência da Escola de Dados, o evento é uma excelente oportunidade de conexão entre profissionais da área. “O Coda.Br é esse espaço já consolidado onde trocamos conhecimento sobre metodologias e ferramentas para o trabalho com dados e também discutimos, em conjunto, temas relevantes acerca dessa área como tendências, ética no uso e produção de dados e como pautar as tomadas de decisões públicas a partir de evidências”, afirma.

Os ingressos para participar do Coda.br já estão disponíveis e podem ser adquiridos no site da organização. Associados da Abraji e estudantes têm desconto.

Serviço
Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais
Data: 18 e 19.nov.2023
Local: ESPM São Paulo (Campus Álvaro Alvim), R. Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana
Ingressos

Assinatura Abraji