OCCRP e Abraji divulgam dados de visitas à Presidência da República e sobre as Forças Armadas
  • 17.10
  • 2023
  • 11:34
  • Abraji

Acesso à Informação

OCCRP e Abraji divulgam dados de visitas à Presidência da República e sobre as Forças Armadas

Ferramenta criada pelo OCCRP, consórcio internacional de jornalismo investigativo, o Aleph, passa a ter a inclusão de mais informações de interesse público do Brasil para apoio de investigações jornalísticas. Foram incluídas informações sobre “militares expulsos da Marinha e da Força Aérea Brasileira” – que é uma lista com a data e motivo das expulsões dos servidores vinculados a essas forças Os dados não incluem o Exército, que negou acesso aos dados, e foram fornecidos pela Agência Fiquem Sabendo.

E também a nova fonte de informações é a “Lista de pessoas que visitaram a sede da Presidência da República (Palácio do Planalto e Palácio da Alvorada)”, incluindo registros digitais e manuscritos, entre 2019 e 2022. A fonte é o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), por meio de solicitação da LAI, também fornecidos pela Agência Fiquem Sabendo.

A Abraji e o OCCRP (Organized Crime and Corruption Reporting Project) se uniram no ano passado para criar uma área especial dentro do Aleph com informações do Brasil. O Aleph agrupa mais de 500 bases de dados do mundo todo que podem ser cruzadas entre si.

Com o nome de “ABRAJI”, o diretório do Aleph também já possuía essas informações:

  • Fornecedores da campanha eleitoral (2018, 2020, 2022)
  • Doadores da campanha eleitoral (2014, 2018, 2020, 2022)
  • Ativos dos candidatos nas eleições (2014, 2016, 2018, 2020, 2022)
  • Candidatos nas eleições (2014, 2016, 2018, 2020, 2022)
  • Beneficiários do Auxílio Emergencial e do Bolsa Família
  • Proprietários de aeronaves
  • Gastos com cota parlamentar de senadores e deputados
  • Multas ambientais

O Aleph permite ainda que jornalistas façam upload de seus próprios documentos, como arquivos de texto, planilhas, imagens e e-mails. A vantagem é que todos os documentos ficarão com textos pesquisáveis, mesmo as fotos, por meio de uma tecnologia de OCR que lê os arquivos, além de possibilitar o cruzamento desses dados com os que já estão no Aleph. A tecnologia de reconhecimento de texto é semelhante a do Google Pinpoint, também parceiro da Abraji. As informações disponibilizadas pelo usuário do Aleph só serão acessíveis por quem as subiu na plataforma, mas é possível adicionar outros usuários se desejar.

O Aleph também extrai detalhes de documentos estruturados: endereços de e-mail, números de telefone e endereços da web são suportados. Outros dados, como IDs de notas fiscais, datas e valores monetários, serão adicionados em breve para oferecer aos usuários mais maneiras de dissecar e filtrar os dados e encontrar o que precisam.

Entre outras funcionalidades, esta ferramenta irá ajudá-lo a:

  • Pesquisar nomes de empresas ou pessoas em centenas de documentos do Brasil e do mundo;
  • Cruzar suas listas de entidades para encontrar correspondências com outras bases de dados;
  • Construir gráficos de relações;
  • Subir documentos em formato PDF e transformá-los em texto pesquisável por palavras-chave entre milhares de páginas.

 
Novos materiais de orientação de uso em Português

O Aleph reúne informações do tipo “follow the money” (siga o dinheiro, na tradução para o português) de mais de 140 países, isto é, bases de dados e documentos para rastrear ativos e propriedades corporativas, gastos governamentais e informações sobre indivíduos e grupos de interesse jornalístico.

Por meio da plataforma, é possível encontrar registros de empresas, aquisições, pessoas de interesse público, diários oficiais, arquivos de tribunais, licenças e concessões, grey literature (documentos e pesquisas produzidos por organizações fora dos canais tradicionais de publicação), arquivos de notícias, registro de terras, listas de sanções, registros financeiros, regulatórios, aéreos, marítimos e documentos de bibliotecas.

Os comandos da ferramenta são em Inglês, mas as equipes da Abraji e da OCCRP fizeram a tradução dos seus guias de uso para o Português e Espanhol:

- O Guia do Usuário pode ter o idioma selecionado no topo direito da tela

- E os vídeos no YouTube de orientação agora tem legendas em Português:

 
Painel no Media Party

As equipes da Abraji e da OCCRP participaram do Media Party, em Buenos Aires, entre 5 e 7 de outubro. Há mais de uma década, esse evento gratuito de três dias reúne mais de 2.000 jornalistas, designers, programadores, ativistas e empresários todos os anos com o objetivo de aprimorar o jornalismo por meio da tecnologia. O painel apresentado, “Como criar colaborações de dados eficazes”, contou como surgiu a colaboração de informações de dados do Brasil dentro do Aleph.

Como acessar o Aleph

Visando expandir o uso da plataforma para investigações, o OCCRP passa a permitir o uso do Aleph com os novos dados do Brasil a todos os jornalistas investigativos do país, o que inclui profissionais freelancers e não associados da Abraji, e também a pesquisadores acadêmicos e ativistas.

As pessoas que tiverem interesse em usar o Aleph precisam fazer um cadastro no sistema (veja abaixo o passo a passo). Para garantir a segurança dos usuários da plataforma, o acesso só é liberado com o uso de software de dupla verificação (2FA), como o Google Authenticator. Veja aqui um guia de como usar o app no celular.

Depois de criar a conta gratuita no Aleph, para ter acesso a uma outra área da plataforma que reúne milhares de dados de todo o mundo sobre investigações de corrupção que não estão abertos ao público geral, a pessoa precisa preencher este formulário. Depois, representantes da Abraji e do OCCRP vão avaliar as informações para checar se são realmente jornalistas investigativos, pesquisadores acadêmicos ou ativistas. As pessoas com perfil aprovado receberão o acesso mais exclusivo, que também é gratuito, em cerca de uma semana. 

Assinatura Abraji