• 08.07
  • 2011
  • 11:48
  • -

Oboré anuncia nova edição de Curso sobre Jornalismo e Conflitos Armados e outras Situações de Violência

A Oboré e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, em parceria com a Abraji, lançam o 10º Curso sobre Jornalismo e Conflitos Armados e outras Situações de Violência. Este módulo do “Projeto Repórter do Futuro” ocorrerá nos sábados de 20 de agosto a 29 de outubro, em São Paulo.

O curso abordará aspectos do Direito Internacional Humanitário, ou Direito Internacional dos Conflitos Armados, úteis para o trabalho da imprensa. Também será apresentada uma descrição da ação humanitária do CICV em quase 80 países e, por fim, haverá debates sobre questões éticas, técnicas e jurídicas ligadas ao trabalho do jornalista em missão profissional perigosa.

Os conferencistas deste ano serão o jornalista da "Folha de S.Paulo" Samy Adghirni, especialista em assuntos do Oriente Médio e política externa, o assessor jurídico do CICV, Gabriel Valladares, e o coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo e assessor do CICV André Vianna, além de um oficial do Exército.

Para participar

Ao todo, são 20 vagas oferecidas exclusivamente a estudantes universitários de graduação que tenham interesse nessa área do jornalismo. Pessoas já graduadas podem acompanhar o curso somente como observadores. Os interessados devem preencher uma ficha de pré-inscrição, disponível de 1º a 15 de agosto no site da Oboré.

A seleção será realizada no dia 20 de agosto, durante um encontro de confraternização com a presença do chefe da delegação regional do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, Felipe Donoso.

O projeto funciona com o sistema de reembolsa: cada aprovado deverá deixar um cheque no valor de um salário mínimo que só será depositado caso o aluno não cumpra os requisitos exigidos.

Os critérios para reembolsa são: comparecer pontualmente a todos os encontros e a ao menos a um atendimento individual com o coordenador do curso, escrever um texto jornalístico sobre a conferência até a terça-feira seguinte ao encontro e publicar um texto em qualquer veículo jornalístico que tenha editor responsável.

A décima edição do curso foi lançada durante o 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, organizado pela Abraji, que também apóia o projeto. O gerente-executivo da associação, Guilherme Alpendre explica a importância da parceria: “A principal missão da Abraji é melhorar o jornalismo como um todo. Projetos com os estudantes criam um círculo virtuoso por meio do qual a qualidade das redações irá melhorar gradualmente”, garante.

 

Programação

20 de agosto – sábado - 9h
Encontro de confraternização e seleção de candidatos.
Apresentação de Felipe Donoso, chefe da delegação do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

3 de setembro - sábado - 8h30
Oficial do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx)

10 de setembro – sábado - 8h30
Coronel André Vianna, da reserva da Polícia Militar de São Paulo

17 de setembro – sábado - 8h30
Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV

24 de setembro – sábado - 8h30
Samy Adghirni, jornalista da "Folha de S. Paulo" e especialista em assuntos do Oriente Médio e política externa

29 de outubro - sábado – 9h
Avaliação do curso, entrega de certificados e Reembolsas

 

Curso sobre Jornalismo e Conflitos Armados
Quando: de 20 de agosto a 29 de outubro, aos sábados.
Onde: Sede da Oboré (Rua Rego Freitas, 454, 4º andar)
Inscrições: pelo site da Oboré de 1º a 15 de agosto; e encontro de confraternização e seleção no dia 20 de agosto (local a ser confirmado).

Assinatura Abraji