Novo projeto gratuito pretende capacitar jornalistas para uso mais saudável e seguro das redes sociais
  • 19.06
  • 2020
  • 11:30
  • Abraji

Formação

Acesso à Informação

Novo projeto gratuito pretende capacitar jornalistas para uso mais saudável e seguro das redes sociais

Foto: Unsplash

Aprimorar a cibersegurança e a privacidade dos profissionais de imprensa nas redes sociais e redobrar os cuidados com a saúde mental no ambiente on-line são os objetivos de um novo curso gratuito oferecido para jornalistas.

O  projeto “Da rede social à rede de apoio: ciber-resiliência para jornalistas” é uma iniciativa do Redes Cordiais, programa voltado para a educação midiática, em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, e tem apoio do Facebook Journalism Project.

O curso é dividido em quatro módulos, com duração de 1h30 cada. A primeira aula está marcada para 14.jul.2020 e tem como tema “As mídias sociais a serviço do jornalista”. Tópicos como o engajamento da audiência através das redes, as boas práticas e os cases de sucesso nortearão a conversa, que terá como facilitadora a jornalista, consultora especializada em comunicação e política e ex-diretora da Abraji, Alana Rizzo.

O formulário para inscrição e o detalhamento dos outros módulos podem ser encontrados aqui. As aulas são ao vivo e ficam disponíveis para consulta dos matriculados por até seis meses. Aqueles que assistirem a 75% dos módulos ao vivo, ou então assistirem todas as aulas gravadas até 15 dias após o final do curso, receberão certificado.

De acordo com os organizadores, o objetivo é reduzir a vulnerabilidade digital dos jornalistas e melhorar a capacidade institucional das redações que atuarão na cobertura das eleições municipais de 2020. 

Além de orientar jornalistas de forma gratuita, outras duas iniciativas paralelas se somam ao projeto: a construção de um manual de boas práticas para redações, com recomendações para uma cultura de cibersegurança; e a construção de uma rede de apoio entre pares, para que profissionais de imprensa se comuniquem entre si sobre acertos, erros e desafios no ambiente digital.


Serviço

Curso “Da rede social à rede de apoio: ciber-resiliência para jornalistas”
Quando: 14 a 23.jul.2020
Inscrições: até 14.jul.2020
Mais informações aqui.

Assinatura Abraji