Nova versão do CruzaGrafos traz dados de 29 mil candidatos nas eleições de 2022
  • 05.09
  • 2022
  • 17:35
  • Abraji

Acesso à Informação

Nova versão do CruzaGrafos traz dados de 29 mil candidatos nas eleições de 2022

Atualizado às 11h44 do dia 6.set.2022. A versão anterior dizia que o total de CNPJs inscritos na Receita Federal disponibilizado pelo projeto era de 50.464.903. O número correto é 50.882.120.

A partir desta segunda-feira (5.set.2022), profissionais e estudantes que utilizam a ferramenta CruzaGrafos poderão consultar informações dos 29.058 candidatos nas eleições de 2022. Lançado no final de 2020, o projeto CruzaGrafos é uma ferramenta gráfica de software livre que permite verificações cruzadas e investigações avançadas de dados, possibilitando a visualização em grafos, ao interligar diversas informações em uma espécie de teia.

O projeto, parceria da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e do Brasil.IO, com o apoio da Google News Initiative, já reunia milhões de informações de interesse público para ajudar jornalistas investigativos e pesquisadores. Para a nova versão, uma série de recursos e informações foi atualizada e incorporada. Confira uma breve descrição das informações disponíveis:

  • Empresas do Brasil - foi incluída a versão mais atual de CNPJs inscritos na Receita Federal. São 50.882.120 registros de empresas e seus respectivos sócios.
  • Candidaturas em eleições - o CruzaGrafos reúne informações de candidatos nas eleições de 2014, 2016, 2018, 2020 e, agora, 2022. No total, são 1.140.433 candidaturas. Os dados foram extraídos da base do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
  • Autos de infração no Ibama - são 523.297 autuações ambientais lavradas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que podem ser cruzadas por nome, CPF e CNPJ.

A imagem acima mostra um exemplo de busca no CruzaGrafos por empresas do ex-senador Eunício Oliveira e a imagem do local de uma delas, extraída do Google Maps.

Foram incluídas nas bases do projeto informações acessórias, além de outras fontes de dados com o objetivo de enriquecer ainda mais as investigações com a ferramenta. 

  • Lista de bens declarados ao TSE - o projeto passa a mostrar os bens declarados por candidatos, desde as eleições de 2014. Uma pessoa pode ter sido candidata em diversos pleitos, que vão aparecer em cada nó do grafo. Ao clicar em cada nó de uma eleição, o usuário poderá ter acesso ao item “Bens declarados”, exibido no lado direito da tela. Basta clicar no item para ser redirecionado para a lista de bens.
  • Mais informações de políticos - CPF, data de nascimento, etnia declarada, grau de instrução, naturalidade, nome completo, ocupação e título eleitoral são algumas das informações que passam a constar na ficha, apresentada no lado direito dos grafos.
  • Mais informações sobre empresas - cada CNPJ tem agora informações sobre o nome da razão social, a data de início de atividade, a natureza jurídica, a qualificação do sócio, o capital social declarado, o porte da empresa, se optou pelo Simples na Receita, se está inscrito como empresa MEI, o endereço da empresa, a Classificação Nacional de Atividades Econômicas e a situação cadastral atual.
  • Google Maps - a partir do endereço cadastrado na Receita, o CruzaGrafos passa a disponibilizar na ficha das empresas o link direto que dá acesso ao endereço no Google Maps. É importante pontuar que pode acontecer de o endereço não estar atualizado na Receita ou a imagem no Google Maps também estar desatualizada ou não cadastrada. Então, vale uma checagem.
  • Portal da Transparência - passa a existir nas fichas de pessoas físicas e de pessoas jurídicas um link direto para o Portal da Transparência, do governo federal. Então, se o CPF ou CNPJ tiver pagamentos, contratos, sanções e outras informações com o governo federal, será apresentado o link. Caso o CPF ou CNPJ não possua essas relações, o link mostrará “A página não foi encontrada”.
  • Link para o Publique-se - um outro projeto da Abraji para auxiliar investigações é o Publique-se, um banco de dados de processos judiciais de interesse público que têm políticos como partes. Se o candidato listado no CruzaGrafos também estiver na base do Publique-se, será oferecido um link direto para a página dos processos judiciais nos quais o candidato foi citado.
  • Divulgacand - cada candidato no Brasil tem uma página no portal do TSE com informações das campanhas eleitorais, apresentada no site Divulgacand. Essas páginas podem trazer informações que ainda não foram cadastradas no CruzaGrafos, como os doadores de campanha. As páginas dos Divulgacand também estão disponíveis nas fichas dos candidatos no CruzaGrafos, no lado direito da página, para cada ano de candidatura.

Que tipos de pesquisa e investigação posso fazer no CruzaGrafos?

Confira algumas possibilidades:

+ Procurar todas as empresas ligadas a um político/candidato a cargo público nas quais ele ou ela seja sócio(a) ou administrador(a);
+ Nessas empresas, ver quais são os(as) demais sócios(as);
+ Verificar a rede de proximidade desses(as) sócios(as), isto é, de quais outras empresas eles/elas são sócios(as) e os(as) demais sócios(as), em diferentes graus de proximidade;
+ Descobrir se o caminho que separa uma pessoa/empresa de outra pessoa/empresa é curto ou se existe realmente;
+ Tendo de antemão a lista de parentes ou assessores de políticos ou de pessoas de interesse público, saber se eles têm empresas (tática que poderia ser usada para encobrir patrimônio, por exemplo);
+ Verificar se o(a) político(a) ou candidato(a) nas eleições tem empresas de ramos econômicos possivelmente conflitantes com seu cargo público;
+ Saber se um(a) político(a)/candidato(a) ou pessoa de interesse público tem várias empresas em seu nome do mesmo ramo e/ou com nomes semelhantes (tática que poderia ser usada para lavagem de dinheiro, por exemplo);
+ Saber os autos de infração ambiental de um empresário, político ou empresa inscrito no Ibama;
+ Conhecer a evolução ou não de patrimônio de um político desde 2014;
+ Saber se um empresário, político ou empresa tem contratos, sanções ou pagamentos com o governo federal;
+ Conhecer a imagem de fachada de uma empresa, cadastrada no Google Maps;
+ Conhecer os processos judiciais de interesse público em que um político é parte.

E, com esse tipo de informação, continuar a apuração de diversas formas:

+ Na Receita, colher outras informações, com o uso do número de CNPJ, como o endereço da empresa e o valor de seu capital social - essas informações podem mostrar indícios de discrepância, por exemplo, se ela ganha uma grande licitação;
+ No Google Street View, é possível buscar se há uma imagem recente da empresa para ver sua fachada e vizinhança;
+ Nos tribunais ou no projeto Publique-se, verificar se existem processos judiciais que citem as pessoas ou as empresas; 
+ Verificar se as empresas de interesse possuem licitações, convênios e contratos listados nos portais de transparência federal, estaduais ou municipais;
+ Fazer uma busca em cartórios para saber se as pessoas encontradas têm propriedades e onde;
+ Saber se as empresas de interesse possuem dívidas ativas ou estão em cadastros de punições ambientais ou de direitos trabalhistas.

Todos os dados usados no CruzaGrafos são públicos, de fontes abertas. As bases de dados do projeto não têm avaliação de mérito. Indícios de condutas ilícitas devem ser checados com fontes e mais informações. Além disso, o fato de qualquer pessoa ser investigada não significa que ela seja culpada. Todos os dados devem ser checados, incluindo os políticos e empresas citados. Também é preciso ficar atento a pessoas e empresas homônimas. Veja mais em nossos Termos de Uso.


Imagem das empresas e relações do deputado federal Arthur Lira e o link do Portal da Transparência em que consta uma sanção no Cadastro de Empresas e Pessoas Físicas Sancionadas (CEIS)

Como os grafos são úteis em investigações

Na matemática, a teoria dos grafos permite encontrar as relações entre os objetos de um determinado conjunto. Nesse caso, as conexões entre vértices e arestas que os grafos mostram podem ser utilizadas para investigar grandes bancos de dados de forma visual e interativa. Assim, é possível estabelecer o elo entre empresas, políticos, pagamentos, obras públicas, entre outros dados. Essa teia pode ser explorada e visualizada com o auxílio de grafos.

A teoria matemática dos grafos já é usada na computação em muitas situações, como para descobrir quais são as relações diretas que um objeto possui, quais são os caminhos possíveis entre dois ou mais objetos, ou qual objeto é o mais conectado (que possui mais relações). 

Álvaro Justen, desenvolvedor do CruzaGrafos e criador do Brasil.IO, e sua equipe usaram linguagens de programação como Python, CSS, JavaScript, HTML, AgensGraph, Shell e PLpgSQL para traduzir isso em cruzamentos e visualizações interativas de grandes bases de dados.

Os grafos ganharam muita visibilidade com o Panamá Papers, trabalho de 2016 do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos. Entre as tecnologias utilizadas estavam os sistemas de gerenciamento de banco de dados em grafos Neo4J e Linkurious para busca e visualização dos dados.

Trabalho de limpeza e análise

A equipe do projeto CruzaGrafos fez análise exploratória de dados em bases de dados de interesse público no Brasil. O trabalho foi feito por meio de pesquisas sobre portais de acesso a dados abertos no Brasil, conversas com especialistas e estudo das informações deixadas pelo jornalista Claudio Weber Abramo.

O projeto catalogou esses dados, suas características, linhas e colunas, e também estudou sua viabilidade de uso com o software Metabase. Também foram estudados portais de dados públicos e APIs que podem facilitar a atualização das informações do projeto.

Na Abraji, atualmente, esse trabalho de análise exploratória de dados e checagens é feito pelo coordenador de projetos Reinaldo Chaves e pela jornalista de dados Schirlei Alves, que também é autora da newsletter do projeto, a Investigadora

Como acessar o CruzaGrafos

Quem é associado(a) à Abraji tem o acesso liberado à ferramenta - basta digitar seu e-mail e senha cadastrados. 

O acesso para não associados(as) é permitido desde que respondam a um formulário e atendam aos critérios abaixo:

Não possuir vinculação profissional dependente exclusivamente com partidos políticos, com algum órgão de um dos poderes Executivo e Legislativo ou com entidades que promovam lobby empresarial;
Estar de acordo com os Termos de Uso do projeto;
Estar de acordo com nossa Política de Privacidade.

Em até 24h (em dias úteis) o pedido será respondido. As pessoas que estiverem dentro dos critérios de uso receberão uma senha por e-mail. O acesso é liberado por 30 dias gratuitamente - após isso, será cobrado o valor de R$ 30 mensais, mas a cobrança só deve iniciar quando o sistema de controle de usuários for finalizado em 2023. Não brasileiros ou residentes no exterior podem clicar na versão em espanhol e em inglês neste link.

Toda cobrança para uso do CruzaGrafos é apenas para manutenção do projeto.

A Abraji é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos o aprimoramento profissional dos jornalistas e a difusão dos conceitos e técnicas da reportagem investigativa. Seus pilares são a formação profissional, a defesa da liberdade de expressão e de imprensa e o direito de acesso a informações públicas.

O Brasil.IO tem como missão tornar acessíveis os dados brasileiros de interesse público e tem como valores principais a transparência e a colaboração. Dessa maneira, tudo o que se produz na iniciativa pode ser verificável. Além de disponibilizar os dados em formatos abertos, o software é livre, e tudo é desenvolvido de maneira colaborativa. 

Quem quiser se associar à Abraji pode conferir os passos neste link. Veja aqui como apoiar o Brasil.IO.
 

Assinatura Abraji