Miriam Leitão é a convidada da live da Abraji no Instagram na próxima terça (23)
  • 19.06
  • 2020
  • 09:45
  • Abraji

Formação

Miriam Leitão é a convidada da live da Abraji no Instagram na próxima terça (23)

Foto: Caroline Oliveira

A décima edição das lives da Abraji sobre jornalismo e pandemia tem a participação de Miriam Leitão. Colunista do jornal O Globo e comentarista da TV Globo, da GloboNews e da CBN, a premiada jornalista e escritora abordará os desafios da cobertura política e econômica diante da crise sanitária. O encontro virtual é na próxima terça-feira (23.jun.2020), às 21h, no Instagram.

“O Brasil nunca viveu uma recessão tão forte quanto essa que chega agora, nesse segundo trimestre, na nossa porta. A resposta terá que ser nova e ampla. O país precisa pensar diferente”, afirma Leitão.

Com 48 anos de carreira, a jornalista teve passagem por grandes redações, como Gazeta Mercantil, revista Veja, Jornal do Brasil e O Estado de S. Paulo. Em 2019, foi a homenageada do 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado pela Abraji

Em 2005, tornou-se a primeira jornalista brasileira a receber o prêmio Maria Moors Cabot, da Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Na carreira como autora, Leitão ganhou o Prêmio Jabuti de Livro do Ano de Não Ficção em 2012, com Saga Brasileira – A Longa Luta de um Povo por sua Moeda (Record). Em 2015, publicou História do Futuro - O horizonte do Brasil no século XXI (Intrínseca), que depois virou uma série de reportagens na GloboNews. São 12 livros lançados, seis deles infantis, como As Aventuras do Tempo (2019) e Flávia e o Bolo de Chocolate (2015), ambos publicados pela Rocco.

Nas semanas anteriores, o espaço virtual das lives da Abraji teve a participação de Ana Lucia Azevedo (O Globo), Raull Santiago (Coletivo Papo Reto), Kátia Brasil (Amazônia Real), Vinícius Assis (correspondente brasileiro na África), Ciara Carvalho (Jornal do Commercio), Tai Nalon (Aos Fatos), Ruben Berta (Blog do Berta), Milton Jung (CBN) e Catarina de Angola (Angola Comunicações). A íntegra das conversas está disponível no Instagram.

O Programa Tim Lopes de Proteção aos Jornalistas, desenvolvido pela Abraji, também organizou duas lives sobre os desafios de fazer jornalismo nas fronteiras e os 18 anos do assassinato de Tim Lopes. Na próxima quinta-feira (25.jun.2020), uma nova live discutirá a segurança digital dos profissionais da imprensa, com a participação de Guilherme Pimentel, um dos idealizadores do DefeZap e Ouvidor Geral da Defensoria Pública do Rio de Janeiro.

Assinatura Abraji