Ministério Público denuncia quatro suspeitos do assassinato de blogueiro no Ceará
  • 31.03
  • 2022
  • 17:42
  • Heloisa Fortes

Liberdade de expressão

Ministério Público denuncia quatro suspeitos do assassinato de blogueiro no Ceará

Foto: reprodução/Print da tela de vídeo da câmera de segurança da Igreja Cristo Redentor, que filma o crime 

Atualizado às 13h36 de sexta-feira, 1 de abril. 

Quarenta e nove dias após o assassinato de Givanildo Oliveira, responsável pelo blog  Pirambu News, o Ministério Público do Ceará (MPCE) apresentou denúncia e pediu a prisão preventiva (28.mar.2022) de quatro homens suspeitos do crime. Segundo testemunhas que foram ouvidas durante as investigações, eles foram apontados como membros da facção criminosa Comando Vermelho (CV), que atua em Fortaleza. As investigações mostraram que o assassinato teria sido encomendado porque o blogueiro publicou em seu website uma nota sobre a prisão de um dos membros do CV. A delegada Patrícia Lopes Aragão confirmou à Abraji a motivação do crime.

Também de acordo com a denúncia do MP, os mandantes do crime seriam Carlos Matus da Silva Alencar e Fábio Almeida Maia. Ambos foram apontados como chefes do CV nas regiões de Areia Grossa e Pracinha do Abel, no Ceará. O MP também pediu a quebra de sigilo telefônico e autorização para perícia de celulares que foram apreendidos. 

De acordo com a denúncia do MP, no dia 07.fev.2022, Thiago de Sousa Barros se aproximou de Givanildo, que andava por uma rua perto de sua casa e atirou contra o blogueiro. O assassinato foi flagrado por imagens de câmeras de segurança, que mostram Givanildo atravessando uma rua, enquanto um homem sai correndo de uma via lateral, empurra o blogueiro, que cai no chão. Em seguida, o assassino mira no rosto de Givanildo, faz seis disparos (quatro no rosto e dois nas costas), e foge do local. 

Thiago foi identificado e preso no dia 11.fev.2022, por policiais da Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). De acordo com as investigações, Nilton Pires Amaro de Castro aparece nas imagens do crime e estaria dando suporte a Thiago. Depois do assassinato, ele andou na mesma direção que Thiago usou para fugir do local. 

A última reportagem de Givanildo foi sobre a prisão de Francisco Airton Vieira Araújo, de 24 anos, suspeito de um duplo homicídio ocorrido em 6.fev.2022. O homem seria o responsável pelo tráfico de drogas na comunidade de Areia Grossa. 

A Abraji repudiou o crime. Em nota de 08.fev.2022, a entidade afirmou que “é inadmissível que um jornalista seja morto ao exercer sua profissão. Também preocupa o grave efeito de tais ataques à democracia, como a suspensão, por parte de um site regional, do noticiário policial, medida adotada pelo Portal de Fortaleza para preservar a integridade física de sua equipe”.

Assinatura Abraji