• 25.10
  • 2006
  • 06:55
  • Belisa Figueiró

Militares agridem fotógrafos em Campo Grande

Cerca de 20 soldados do quartel da Polícia do Exército do centro de Campo Grande agrediram os repórteres fotográficos Adriano Hany, do site Campo Grande News, e João Carlos Castro, do jornal Folha do Povo. Hany foi imobilizado pelos militares e Castro levou socos um pontapé no rosto. O equipamento da dupla foi apreendido inicialmente e depois devolvido. Eles cobriam a morte do soldado Péricles Simões Dias, que foi encontrado morto com um tiro na boca, e tentavam tirar fotos por cima do muro porque não tiveram autorização para entrar.

Segundo os militares, os fotógrafos não se identificaram e invadiram a privacidade do Exército. A 14ª Companhia de Polícia do Exército informou, por meio da assessoria, que providenciaria a identificação dos soldados agressores, mas nenhuma informação foi divulgada. Os fotógrafos fizeram um boletim de ocorrência na 1ª Delegacia de Polícia  Civil de Campo Grande.

Ações recomendadas:
Solicitar ao delegado Ivan Barreira, da 1ª DP de Campo Grande, que investigue o caso, visto que a medida infringe o direito à liberdade de expressão.

Dirigir-se a:
1ª Delegacia de Polícia de Campo Grande
Endereço: Rua Padre João Crippa, 1.581 – Campo Grande/Mato Grosso
Fone: (67) 3312-5700 / 5734 / 5740
E-mail: [email protected]

Assinatura Abraji