• 06.03
  • 2009
  • 10:06
  • -

Mapas Temáticos sobre o Brasil lança dados sobre criminalidade em municípios

Untitled document


Em qual município acontece a maioria dos casos de homicídio? Qual é a cidade mais violenta, isto é, onde há mais assassinatos por habitantes? Essas e outras questões podem ser respondidas por três mapas sobre a criminalidade brasileira recém-lançados pelo projeto Mapas Temáticos sobre o Brasil

Os dados mais recentes sobre homicídios no país datam de 2006. A quantidade absoluta desses crimes por municípios brasileiros está no mapa “Número de Homicídios em 2006”. O recordista foi São Paulo, com 2.538 casos registrados naquele ano.

Mas isso não quer dizer que a capital paulista é a cidade mais violenta. O mapa  “Taxa de homicídios por 100 mil habitantes em 2006” possibilita fazer uma comparação dos níveis de violência por número de habitantes. Ele mostra que não necessariamente os municípios mais populosos estão entre os que registraram as maiores taxas de homicídios. Nova Tebas, no Paraná, registrou a maior taxa em 2006.

Um terceiro mapa, “Taxa média de homicídios por 100 mil habitantes entre 2002 e 2006”, foi criado para evitar as flutuações aleatórias das taxas de homicídio, principalmente nos municípios pequenos, onde poucas mortes concentradas em um ano podem provocar taxas anormalmente altas.
É o caso de Nova Tebas que, apesar de ter registrado a maior taxa de homicídios (229,75) em 2006,  ficou com uma média de 75,15 casos por ano entre 2002 e 2006. Tailândia, no Paraná, teve a maior taxa média no período.

O Projeto
Mapas Temáticos sobre o Brasil faz parte do projeto internacional Mapeamento da Mídia nas Américas, que investiga a relação entre resultados eleitorais, democracia e meios de comunicação em 11 países da América Latina e no Canadá. O projeto considera que os meios de comunicação têm um papel muito importante nas decisões tomadas por cidadãos das sociedades democráticas. Ele procura, assim, mapear estatísticas sobre diferentes temas de relevância, dando a jornalistas ferramentas para melhor cobrir aqueles temas.

A versão brasileira dos Mapas Temáticos é resultado dos esforços da Abraji, do Geolab (Laboratório de Geoprocessamento para o Curso de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina) e da FOCAL (The Canadian Foundation for the Americas).

O projeto traz também dados sobre educação, população, eleições e meios de comunicação. Os mapas detalham sobre número de jornais impressos por municípios, de prefeitos eleitos por partido, Ideb do Ensino Fundamental e muitos outros indicadores. Todos esses mapas podem ser  reproduzidos para fins jornalísticos, desde que citada a fonte. Há versões em alta resolução disponíveis para download.

Assinatura Abraji