Mais uma reportagem apoiada pelo projeto Defensores Ambientais é publicada
  • 22.02
  • 2024
  • 20:49
  • Abraji

Formação

Mais uma reportagem apoiada pelo projeto Defensores Ambientais é publicada

Mais uma reportagem desenvolvida com o apoio financeiro e técnico da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e do Centre for Investigative Journalism (CIJ) foi publicada. Produzido pela jornalista Carolina Bataier (DF), o material “Projeto Jari de créditos de carbono engana comunidades e invade terras públicas no Pará” está disponível no portal De Olho nos Ruralistas.


A reportagem mostra como empresas têm usado projetos de créditos de carbono no município de Almeirim, no Pará, sem fazer os repasses financeiros aos moradores da região. 


Antes de desenvolver a reportagem, no ano passado, a jornalista participou de um treinamento em Belém que reuniu dez jornalistas com experiência na cobertura ambiental. Após o curso, foram selecionadas três propostas de reportagens para receberem o financiamento.

Das três selecionadas, uma rendeu duas reportagens feitas pela jornalista Jullie Pereira, do Amazonas. A última reportagem, feita pelos jornalistas Rodrigo Pedroso (SP) e Rudja Santos (AP), deve ser publicada até o fim deste mês - totalizando quatro reportagens ambientais feitas com apoio do projeto Defensores Ambientais.

Defensores Ambientais é uma iniciativa que tem o objetivo de promover a democracia ambiental e a proteção dos defensores do meio ambiente no Brasil. Além da Abraji, o trabalho reúne a Transparência Internacional – Brasil, o Instituto Centro de Vida (ICV), o Instituto Ethos e a Operação Amazônia Nativa (OPAN), com apoio financeiro da Agence Française de Développement (AFD).

Durante a fase de apuração e execução da reportagem, todos os jornalistas receberam apoio técnico de mentoras com experiência na cobertura ambiental e tiveram de seguir um rigoroso plano de segurança construído com a Abraji, sob orientação da coordenadora do Programa Tim Lopes, Angelina Nunes. As mentoras dos três projetos de reportagem foram as jornalistas Karla Mendes, Elisângela Mendonça e Fernanda Wenzel.

Crédito da foto: Harrison Lopes

Assinatura Abraji