Live da Abraji apresenta benefícios do Pinpoint para o jornalismo
  • 13.09
  • 2021
  • 16:00
  • Abraji

Acesso à Informação

Live da Abraji apresenta benefícios do Pinpoint para o jornalismo

Na quinta-feira (16.set.2021), às 18h30, a Abraji demonstrará ao vivo como navegar pelo Pinpoint, ferramenta de busca do Google que facilita a análise de milhares de documentos de interesse público. Enquanto curadora do projeto no Brasil, a Abraji disponibilizou as duas primeiras coleções de documentos na plataforma.

A primeira, da CPI da Pandemia, soma mais de 5.540 arquivos únicos no Pinpoint da Abraji que serão explorados ao vivo durante a live. Já a segunda coleção é a do inquérito 4.828, que apurava manifestações que defendiam o fechamento do Congresso e do STF. 

Desenvolvida por jornalistas, a ferramenta de acesso gratuito facilita a pesquisa e análise de PDFs, documentos escritos à mão, imagens com texto e transcrição de áudios em português de forma simples e rápida. Além de contribuir com o acesso à informação, o Pinpoint promete auxiliar na apuração de reportagens investigativas, otimizando o tempo de trabalho dos profissionais de imprensa.

Para Eduardo Goulart, jornalista e curador do projeto, a parceria entre a Abraji e o Google é um exemplo de como a tecnologia pode ser grande aliada do jornalismo. 

“Ler linha por linha para encontrar o nome de uma pessoa, por exemplo, pode levar meses. É como buscar uma agulha no palheiro. Por isso, o Pinpoint é útil. Em fração de segundos, encontramos todas as menções a um determinado nome em dezenas de milhares de páginas”, afirma Goulart.

A live será exibida pelo Youtube da Abraji, das 18h30 às 19h30.

Dúvidas e sugestões sobre o projeto escreva para: [email protected]
 

Assinatura Abraji