• 12.05
  • 2004
  • 10:48
  • MarceloSoares

Leia nota da Abraji de repúdio a expulsão do repórter do NYT

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - www.abraji.org.br) protesta contra a absurda e injustificável decisão do governo brasileiro de, na prática, expulsar do país o jornalista Larry Rohter, do “New York Times”.

A publicação de uma reportagem, seja ela qual for, não justifica uma atitude violenta como a adotada pelo governo brasileiro. Trata-se de um grave atentado à liberdade de imprensa e de expressão que talvez só encontre precedente entre nós na decisão da ditadura militar de, em 1970, expulsar do Brasil o então diretor da agência France Press, François Pelou.

O gesto do governo Lula revela autoritarismo e incapacidade de resolver a questão nos foros adequados. A expulsão do jornalista fere os princípios assegurados pela Constituição e equipara o Brasil a nações submetidas a regimes ditatoriais.

Criada para estimular e promover a prática do jornalismo investigativo e independente no país, a Abraji vê no episódio uma ameaça para todos os jornalistas –brasileiros e estrangeiros– e para toda a sociedade.

Diretoria da Abraji
Assinatura Abraji