Laerte fala sobre charge e direitos humanos na Live da Abraji desta quinta (22)
  • 19.10
  • 2020
  • 15:00
  • Abraji

Liberdade de expressão

Laerte fala sobre charge e direitos humanos na Live da Abraji desta quinta (22)

A 31ª Live da Abraji recebe, nesta quinta-feira (22.out.2020), às 21h, a chargista, cartunista, ilustradora, roteirista e jornalista Laerte Coutinho. A artista é uma das homenageadas e vencedoras da 42ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

Laerte tem quase 50 anos de carreira e já passou por vários veículos, como as revistas Veja, piauí, IstoÉ, e o jornal Estado de S. Paulo. No sábado passado (17.out.2020), ela venceu o Vladimir Herzog na categoria Arte com a charge “Infernópolis”, publicada em dezembro de 2019 na capa da Folha de S. Paulo. O trabalho mostra uma comunidade cercada de PMs depois de uma ação policial na favela de Paraisópolis, que terminou com a morte de nove pessoas.

Laerte, o advogado Luiz Gama (in memoriam) e a filósofa Sueli Carneiro foram os escolhidos como os homenageados de 2020 pela organização do prêmio, considerado o mais importante do país. A cerimônia de premiação está marcada para domingo (25.out.2020) e pode ser assistida por meio deste link.

A jornalista criou personagens que fizeram história nas páginas de jornais e revistas do país, como Piratas do Tietê, Hugo Baracchini, Deus e Overman. Conhecida pelo tom crítico desde a ditadura militar, Laerte produziu charges para a revista Balão e para o semanário O Pasquim, duas publicações alternativas dos anos 1970. 

A cartunista é co-fundadora do projeto TRANSEMPREGOS – que faz a inserção de pessoas trans no mercado de trabalho, trabalhando como consultora em diversas multinacionais e projetos. E também da Abrat (Associação Brasileira de Transgêneros).

Laerte participou, em 1978, da criação da Oboré, empresa de jornalistas e artistas criada para colaborar com movimentos sociais e trabalhadores urbanos na montagem de seus departamentos de imprensa e na produção de veículos jornalísticos e de comunicação.

Laerte Coutinho vai compartilhar suas experiência tanto na produção de charges quanto na pauta dos direitos humanos na live da Abraji. O bate-papo, conduzido por Adriana Barsotti, diretora da Abraji, será transmitido ao vivo, às 21h, pelo Instagram da associação.

Live do Programa Tim Lopes

No dia 29.out.2020, a Abraji vai promover a última live de 2020. Angelina Nunes, coordenadora do Programa Tim Lopes, entrevista Humberto Trezzi, jornalista gaúcho do grupo Zero Hora. Em seus 36 anos de carreira, Trezzi cobriu ações de grupos criminosos como PCC e Comando Vermelho, conflitos internacionais, como a guerra civil na Líbia, a operação de guerra do Exército na Colômbia, que resultou na morte de onze guerrilheiros das Farc, e vários outros temas dentro e fora do Brasil.

As entrevistas serão retomadas no dia 14.jan.2020. O projeto começou no dia 21.mar.2020, no início da pandemia do novo coronavírus, com intuito de valorizar o trabalho dos jornalistas durante a crise sanitária e orientar questões de segurança para quem trabalha com o jornalismo investigativo e pode sofrer ameaças. Todas as conversas ficam gravadas no Instagram da Abraji.

Assinatura Abraji