Kátia Brasil é a convidada da live da Abraji na próxima terça-feira (05)
  • 01.05
  • 2020
  • 14:00
  • Abraji

Formação

Kátia Brasil é a convidada da live da Abraji na próxima terça-feira (05)

Na próxima terça-feira (05.mai.2020), a Abraji realiza a terceira live do projeto de transmissões ao vivo sobre o trabalho de jornalistas em meio à pandemia. A convidada é Kátia Brasil, editora-executiva e cofundadora da agência de jornalismo independente Amazônia Real.

Criado em out.2013, o projeto conta com uma rede de jornalistas que atuam em busca de grandes histórias da Amazônia e de suas populações, em especial das narrativas com pouco espaço e visibilidade na mídia tradicional. 

Diante da pandemia, os desafios enfrentados pelos profissionais na região são ainda maiores, e é sobre este tema que a diretora da Abraji Adriana Barsotti conversa com Kátia Brasil na próxima terça (05), no Instagram.

Até a última sexta-feira (01.mai.2020), os estados que compõem a Amazônia brasileira contavam com mais de 12.100 casos confirmados da covid-19 e mais de 800 mortes pela doença, segundo dados do Ministério da Saúde.

“No nosso caso, o maior desafio é a transparência dos governos em divulgar o que está acontecendo nos hospitais da região. Até agora, não temos informações precisas sobre a quantidade de leitos com internações por covid-19 (...) falta atendimento humanizado à população”, relata Brasil.

“Buscamos trazer um olhar humanizado da pandemia, contando o que as pessoas e famílias, em especial as de baixa renda, estão enfrentando na dificuldade de atendimento nos hospitais e nos sepultamentos”, completa a jornalista.

Parte da agenda prioritária de cobertura da Amazônia Real está direcionada para as populações tradicionais. O acompanhamento dos impactos do novo coronavírus entre os povos indígenas e quilombolas tem sido constante, com a produção de obituários e investigações sobre as dificuldades enfrentadas pelas famílias. “Nosso trabalho é para não deixar essas histórias se apagarem”.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) registrava 105 casos da doença em indígenas brasileiros até sexta (01), e ao menos seis óbitos.

Kátia Brasil é jornalista com mais de 30 anos de atuação. Passou pelas redações da TV Cultura, do Estado de S. Paulo, O Globo e da Folha de S. Paulo. 

Em 2019, foi nomeada à campanha Women Journo Heroes, da International Women’s Media Foundation (IWMF), com apoio do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, junto com outras comunicadoras brasileiras e latino-americanas. 

Fundou a Amazônia Real ao lado de Elaíze Farias, jornalista com 20 anos de atuação profissional.


Foto: A jornalista Kátia Brasil no Bosque da Ciência, no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Crédito: Cesar Nogueira / Amazônia Real) 

Assinatura Abraji