- 17.01
- 2024
- 14:46
- Abraji
Formação
Liberdade de expressão
Acesso à Informação
Jornalistas foram a campo na Amazônia para produzir reportagens investigativas sobre mudanças climáticas
Os quatro jornalistas ambientais selecionados pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) para produzir reportagens investigativas sobre a crise climática no Brasil, especialmente na Amazônia Legal, concluíram o trabalho de campo. Agora, eles atuam na construção do material, que deve ser publicado ainda este mês em diferentes meios de imprensa.
Financiadas em parceria com a Open Climate Reporting Initiative (OCRI), uma iniciativa do Centre for Investigative Journalism (CIJ), são produzidas três reportagens pelos jornalistas Rodrigo Pedroso (SP) e Rudja Catrine Silva dos Santos (AP), que atuam em dupla, Carolina Bataier (DF) e Jullie Pereira da Silva (AM).
Durante toda a fase de produção para levantamento de dados para as reportagens, ida a campo e na construção do material, os jornalistas contam com a orientação e apoio de mentoras com experiência na cobertura ambiental no país, Karla Mendes, Elisângela Mendonça e Fernanda Wenzel. Além disso, tiveram de seguir um rigoroso plano de segurança construído sob orientação da Abraji enquanto visitavam as regiões na Amazônia Legal, sob orientação da coordenadora do Programa Tim Lopes, Angelina Nunes.
O aporte financeiro para as reportagens foi de até RS 15 mil. Os jornalistas em atuação participaram de um treinamento em Belém, que reuniu dez jornalistas com experiência na cobertura ambiental no ano passado. Antes, houve uma seleção em que 90 pessoas de todo o país se inscreveram.
O financiamento das três reportagens faz parte do programa Defensores Ambientais, que é coordenado pela Transparência Internacional Brasil, com participação da Abraji, Operação Amazônia Nativa (OPAN), Instituto Centro de Vida (ICV) e Instituto Ethos, e financiamento da Agence Française de Développement (AFD).
Crédito da foto: Photospirit