Jornalista é agredido por vereador em São Carlos (SP)
  • 15.10
  • 2018
  • 13:49
  • Abraji

Liberdade de expressão

Jornalista é agredido por vereador em São Carlos (SP)

O jornalista Jeferson Vieira foi agredido com socos e um chute pelo vereador Leandro Guerreiro (PSB) na última quinta-feira (11.out.2018), em São Carlos (SP). Além das agressões físicas, o político o chamou de “lixo” por “defender homossexuais, a esquerda e vagabundo” e afirmou que o filho de Vieira deveria ser “veado”. O jornalista teve o nariz fraturado.

 

Leandro Guerreiro tem um programa na rádio São Carlos AM (Fala São Carlos) e na manhã da quinta-feira criticou a reprodução de um funk em uma escola municipal. Mais tarde, no mesmo dia, Jeferson Vieira abriu seu programa (Acontece São Carlos) com a música em questão e, sem citar o vereador, afirmou que “existem problemas mais graves na educação de São Carlos”.

A agressão ocorreu por volta de 15h30, após Vieira retornar do almoço. O político, que esperava na porta da rádio, questionou o posicionamento do jornalista e em seguida o agrediu verbal e fisicamente. 

Vieira registrou boletim de ocorrência (BO) na 3ª Delegacia de Polícia de São Carlos e realizou exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML). Ele foi encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e em seguida para a Santa Casa do município. 

À EPTV, afiliada da TV Globo, Guerreiro afirmou que o jornalista estaria “espalhando mentiras” e “fazendo jogo sujo”. Disse ainda que não mudaria a postura e voltaria a agredir o jornalista. Em comentário publicado no Facebook, o vereador ameaçou, dizendo que Vieira “apanhou e se bobear vai apanhar mais”.

A Abraji condena a agressão a Jeferson Vieira. Não há situação em que seja aceitável atacar e ferir um jornalista por causa de sua atuação. O sistema de Justiça deve apurar os detalhes do crime e aplicar as sanções cabíveis ao autor da violência, para que a impunidade não sirva de incentivo a novos ataques.

Assinatura Abraji