• 24.08
  • 2009
  • 11:56
  • -

Jornalista é agredido enquanto fotografava marmoraria no Espírito Santo

O jornalista free-lancer Fabrício Ribeiro Pimenta foi agredido no dia 30 de julho enquanto fotografava a fiscalização de uma marmoraria na cidade da  Serra (ES). O dono do estabelecimento, Alessandro Carlos Silva Laranja, agrediu-o na cabeça com uma chave de grifo, provocando um ferimento que levou sete pontos, e destruiu a câmera fotográfica do jornalista.

A marmoraria foi instalada no bairro Praia da Baleia, onde Fabrício reside, no final de 2008. Antes disso, o jornalista, que também é membro da Associação de Moradores do local, diz ter procurado Alessandro para evitar a instalação. Ele argumentou que a situação da marmoraria seria irregular, pois estaria em um bairro residencial, onde produziria muito barulho e geraria poeira tóxica de pó de pedra.

Em 2009, Fabríco Pimenta acionou a Fiscalização Ambiental e o Disk Silêncio da Prefeitura da Serra diversas vezes. Os órgãos compareceram ao local, mas marmoraria seguiu funcionando. Na manhã de 30 de julho, enquanto Fabrício registrava a presença de mais uma equipe da fiscalização ambiental na marmoraria, aconteceu a agressão. O caso foi registrado na Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV, Laranjeiras-Serra).

Segundo Fabrício, as fotos faziam parte de material que compilava para publicar. “Já tinha conversado com um colega da grande Vitória e publicaria o caso em um semanário noticioso focado no município da Serra chamado o Tempo Novo”, diz.

Ouvindo recomendações de amigos, Fabrício saiu do Espírito Santo logo depois da agressão. Ele diz sentir-se sem proteção para continuar seu trabalho no estado. “ È uma situação de alto risco, a minha sensação é essa”, diz.

Fabrício Pimenta já atuou como jornalista nos veículos Tempo Novo e A Tribuna, entre outros. Ele cobre, desde 2000, irregularidades e crimes na área ambiental, principalmente no município da Serra, que é o mais industrializado do estado.

Assinatura Abraji