Jornalista é agredida e ameaçada de estupro em Recife (PE)
  • 09.10
  • 2018
  • 08:30
  • Abraji

Liberdade de expressão

Jornalista é agredida e ameaçada de estupro em Recife (PE)

Uma jornalista do portal NE10 foi agredida e ameaçada de estupro no último domingo (7.out.2018) em Recife (PE). A profissional deixava o local em que acabara de votar, na Zona Norte da capital pernambucana, quando foi abordada por dois homens que a seguraram pelo braço.

Ao verem seu crachá de jornalista, chamaram-na de “riquinha”, disseram que ela era “de esquerda”. Segundo a vítima, os agressores disseram que “quando o comandante ganhasse, a imprensa toda ia morrer”. Um deles usava calça jeans e uma camiseta preta com a foto de Jair Bolsonaro (PSL) e os dizeres “Bolsonaro Presidente”.

“Um deles disse: ‘vamos logo estuprar ela. O outro afirmou que era melhor me cortar toda”, contou a jornalista ao site OP9. Com o pedaço de ferro que carregavam, os homens feriram a comunicadora no queixo e no braço. Fugiram assustados pela buzina de um carro que passava na rua.

A profissional registrou Boletim de Ocorrência na delegacia do Espinheiro. O delegado titular Rômulo Alves declarou ao Jornal do Commercio que “todas as providências necessárias já foram tomadas pela Polícia Civil”. Segundo ele, a polícia foi ao local para tentar identificar os suspeitos.

A Abraji condena a agressão e oferece solidariedade à jornalista. A democracia é incompatível com atos de violência e intimidação contra comunicadores, especialmente em contexto político-eleitoral.

Quando um(a) jornalista é agredido ou silenciado(a), toda a sociedade é ferida em um de seus direitos fundamentais: o de acesso a informações.

Diretoria da Abraji, 9 de outubro de 2018.

Assinatura Abraji