Jornalista agredido em ato a favor de Bolsonaro presta depoimento em Sorocaba (SP)
  • 12.08
  • 2021
  • 14:46
  • Abraji

Liberdade de expressão

Jornalista agredido em ato a favor de Bolsonaro presta depoimento em Sorocaba (SP)

Foto: Homem empurrou jornalista, que gravava outros manifestantes o chamando de "petista". Reprodução/ SNews Sorocaba

O jornalista Reinaldo Galhardo prestou depoimento nesta quinta-feira (12.ago.2021), na delegacia do 2º Distrito Policial de Sorocaba, interior paulista, sobre as agressões sofridas por ele em um ato a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e pelo voto impresso. O dono do site Station News Sorocaba teve seu equipamento de trabalho danificado por um apoiador durante a manifestação no domingo (01.ago.2021).

Galhardo já havia denunciado que foi empurrado por três manifestantes durante a cobertura do protesto. Disse ter sido cercado por outras 20 pessoas que o insultaram. Ao reagir aos ataques, o jornalista afirma que foi contido por um dos organizadores do ato, promovido pelo Movimento Conservador de Sorocaba. As imagens podem ser vistas aqui.

Atuante no jornalismo sorocabano desde 1987, com passagens por CBN e TV Metropolitana, Galhardo disse à Abraji que foi a primeira vez que sofreu violência física na carreira. “Eu sou jornalista e cubro todos os partidos políticos em Sorocaba e em São Paulo”, salientou.

Reinaldo Galhardo não usava, no entanto, crachá ou credencial durante a mobilização. Por usar um celular vermelho, foi chamado de “petista” por uma manifestante antes de ser abordado de forma violenta pelos agressores. Foi quando decidiu começar a gravar as agressões.

Ainda segundo o dono da SNEWS Sorocaba, ele foi cercado e, em seguida, um homem deu um tapa em sua mão e quebrou seu celular. O jornalista reagiu e recebeu empurrões de dois homens e um chute de um terceiro. O momento foi flagrado pela TV Tem, afiliada da Globo em Sorocaba.

O jornalista registrou o episódio em boletim de ocorrência na delegacia eletrônica da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). Um exame de corpo de delito não encontrou lesões aparentes.

Procurada pela Abraji, a SSP-SP declarou que “todas as circunstâncias relacionadas aos fatos estão sendo apuradas pelo 2º Distrito Policial de Sorocaba, que trabalha para esclarecer o caso. A vítima foi ouvida e diligências estão em andamento. A Polícia Militar, por meio do 7º Batalhão da PM do Interior, recebeu a denúncia no último dia 02 e também instaurou um procedimento apuratório”.

O Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo protocolou um manifesto contra o ataque na Câmara Municipal. “A agressão sofrida pelo jornalista sorocabano é mais um grave ataque ao exercício jornalístico e à democracia”, declarou a entidade em nota.

Em resposta à Abraji, o Movimento Conservador de Sorocaba declara repudiar qualquer tipo de agressão. "As pessoas que supostamente agrediram o jornalista não tem nenhum vínculo com nosso Movimento e não são filiados ao nosso Instituto Conservador", afirmou o presidente da entidade, Edson Salomão, via e-mail.

Assinatura Abraji