Jornalismo Essencial - Diálogos analisa papel da Imprensa no atentado no Riocentro
  • 23.04
  • 2021
  • 16:30
  • Abraji

Formação

Jornalismo Essencial - Diálogos analisa papel da Imprensa no atentado no Riocentro

O programa “Jornalismo Essencial - Diálogos” desta terça-feira, 27.abr.2021, será temático. Marcelo Beraba, cofundador da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), recebe os jornalistas Ubirajara Moura, Antero Luiz e Chico Otavio, para marcar os 40 anos da cobertura jornalística do atentado do Riocentro, episódio que ajudou a enfraquecer a ditadura militar no Brasil. O quinto encontro do programa será transmitido às 19h pelo Youtube e Facebook da Abraji.

Na noite de 30.abr.1981, durante um show em comemoração ao Dia do Trabalho, foi colocado em prática o plano que previa a explosão de várias bombas no Riocentro, na zona oeste da capital fluminense. No entanto, por acidente, um dos artefatos explodiu no carro que levava os dois militares escalados para executar o ataque. Guilherme Pereira do Rosário morreu e o capitão Wilson Machado ficou ferido. Eles eram militares do Exército e serviam no Doi-Codi, um dos aparelhos de repressão do Estado.


Cartaz de divulgação do evento do dia 30.abr.1981

Na mesma noite e nos dias seguintes ficou claro, graças ao trabalho da Imprensa, que o atentado foi planejado pelos próprios militares com intuito de incriminar grupos de esquerda. O plano terrorista desencadeou a mais grave crise política do governo João Baptista Figueiredo e contribuiu para o seu enfraquecimento. Mas ninguém foi - até hoje - punido pelo atentado.

Beraba ressalta a importância da data para o jornalismo no Brasil:

“A definição mais aceita de jornalismo investigativo é a que condiciona o trabalho jornalístico a uma investigação própria, relevante e que se empenha em desvendar aquilo que algum poder tenta ocultar. Este foi o caso do Riocentro, em que a Imprensa trabalhou sozinha, sem ajuda do Ministério Público, de juízes, das polícias - todas estas instituições e o governo militar estavam empenhados em impedir o nosso trabalho e fazer a sociedade crer numa farsa. A investigação do atentado terrorista do Riocentro foi exemplar e contribuiu para o fim da ditadura militar”.

O cofundador da Abraji conversa com três profissionais sobre a cobertura do atentado e as investigações jornalísticas do crime: Ubirajara Moura e Antero Luiz que, assim como Beraba, participaram da cobertura em 1981; e Chico Otavio que fez parte da equipe que trouxe o caso de volta em 1999.

Conheça os convidados desta terça-feira:

Repositório de lives

A Abraji criou um repositório com o objetivo de reunir os programas transmitidos pela associação no ano de 2021. Confira aqui as lives do programa “Jornalismo Essencial - Diálogos”, do “Programa Tim Lopes” e do programa “Papo de Jornalista” deste ano. 
 

Assinatura Abraji