• 27.02
  • 2012
  • 09:13
  • Marina Iemini Atoji

Jornal disponibiliza íntegra de processos contra políticos

Publicado em 27 de fevereiro de 2012 no Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas

No último dia 25, o jornal "Folha de S.Paulo" publicou no site de seu projeto "Folha Transparência" a íntegra de processos contra políticos no Supremo Tribunal Federal (STF). A disponibilização dos documentos é resultado de reportagem feita por Rubens Valente, Fernando Mello e Felipe Seligman sobre o tempo de andamento desse tipo de processo.

Foram analisadas 258 ações no total, 21 das quais já estão abertas a consultas no site do "Folha Transparência". Pode-se realizar pesquisa por palavra-chave, período, político, estado ou partido. Para cada documento, há um resumo do estado atual do processo (se está em andamento ou foi arquivado, por exemplo), do ministro responsável por ele e a cronologia dos acontecimentos. Há também as páginas digitalizadas de cada ação.

Análise
O levantamento feito pela reportagem da Folha mostra que os processos envolvendo políticos levam mais tempo do que o normal para serem concluídos. Os motivos da demora são a grande quantidade de recursos permitida pela lei e falhas de juízes, procuradores de justiça e policiais. A íntegra pode ser vista aqui.

Assinatura Abraji