Joana Suarez é a próxima convidada da live Papo de Jornalista
  • 19.04
  • 2021
  • 14:30
  • Abraji

Formação

Joana Suarez é a próxima convidada da live Papo de Jornalista

Nesta quinta-feira (22.abr.2021), a jornalista Joana Suarez participará da live “Papo de Jornalista”, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Em entrevista conduzida pela diretora da associação Adriana Barsotti, Suarez vai compartilhar sua experiência como freelancer, a partir das 20h, pelo Instagram da Abraji.

Vencedora do prêmio 2018 Global Health Reporting Contest, promovido pelo International Center For Journalists (ICFJ), Joana Suarez tem mais de 40 reportagens publicadas em veículos como Agência Pública, Folha de São Paulo, revista Piauí, Época, Repórter Brasil, AzMina, Projeto Colabora, The Independent, The Intercept Brasil, EL País, entre outros. Além disso, foi finalista do VI Premio Roche de Periodismo em Salud e do Prêmio Vladimir Herzog, em 2020, com a reportagem “Fome, seca e resistência na terra indígena Xakriabá” e com o podcast Cirandeiras.

A repórter formada há 11 anos já teve passagem pelo jornal O Tempo (MG) e desde 2018 trabalha de maneira independente, cobrindo pautas de saúde sobre bioética, direitos humanos, questões de gênero e meio ambiente. 

Na live “Papo de Jornalista”, Barsotti e Suarez vão discutir como estruturar e vender pautas para os veículos de comunicação, como identificar boas oportunidades em editais, de que forma conciliar a execução de uma boa pauta com um orçamento factível, quais habilidades um jornalista precisa ter para atuar de forma independente, entre outros assuntos.

As jornalistas também comentarão sobre o podcast Cirandeiras, produzido e apresentado por Joana Suarez e Raquel Baster. Lançado em abr.2020, o programa tem o objetivo de exercitar a escuta de mulheres brasileiras que modificam vidas, padrões e territórios em seus entornos.

Outro tópico da conversa será o Lição de Casa, projeto de investigação jornalística voltado para Educação que propõe colocar no centro das discussões a heterogeneidade de vidas do Brasil. No primeiro momento, a iniciativa abordou como famílias com crianças pequenas lidaram com o isolamento social e o fechamento das escolas, um desafio entre tantos que foram enfrentados desde a chegada da pandemia de covid-19 no país.

Repositório de lives

A live “Papo de Jornalista” é um dos três espaços ocupados pela Abraji nas redes sociais. Outros dois programas têm abordagens diferentes. Enquanto Marcelo Beraba discute a essência do jornalismo investigativo com repórteres especializados, chamando atenção para matérias específicas, Angelina Nunes, coordenadora do Programa Tim Lopes, foca em questões que colocam em risco a segurança dos jornalistas, seja ela física ou no mundo digital. 

Confira aqui o repositório de lives com os programas transmitidos pela Abraji em 2021. 

Assinatura Abraji