• 28.01
  • 2010
  • 16:51
  • Ipea

Ipea lança mapa que permite o cruzamento de dados sobre os municípios brasileiros

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) lançou nesta quinta-feira, 28, uma ferramenta que reúne informações dos mais de 5 mil municípios brasileiros. A partir do cruzamento de dados de vários ministérios e órgãos federais, dentre eles o IBGE, o “Mapas Ipea” reúne indicadores como PIB, população e escolaridade.

A ferramenta permite que os usuários acionem ou “desliguem” camadas com as informações desejadas, o que permite a sobreposição e o cruzamento dos dados. Por ela, é possível destacar as cidades que sediarão a Copa de 2014, por exemplo. Segundo Erivelton Guedes, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, o objetivo é realizar “uma radiografia mais à distância, que faz com que os dados possam ser vistos de forma mais simples”.

A ferramenta se baseia em grande medida no estudo “Presença do Estado no Brasil: Federação, suas Unidades e Municipalidades”, lançado pelo Instituto em dezembro passado. No momento, apenas parte do trabalho pode ser consultada. De dez temas do estudo, somente um, relativo à malha rodoviária brasileira, já está funcionando. Guedes afirma que o Ipea pretende adicionar um tópico por semana, e que o trabalho deve estar completamente disponível em, no máximo, dois meses.

Em nota, o Ipea declarou que as prioridades de atualização vão ser definidas de acordo com a vontade dos usuários do sistema, que podem encaminhar sugestões para o endereço [email protected].

Segundo o técnico, a ferramenta deve tornar os programas do governo mais transparentes à população. “A intenção é que qualquer cidadão utilize o mapa, e que ele seja bastante simples”, diz. Para tanto, o Ipea deve incluir o uso do mapa em um curso que oferece tradicionalmente a jornalistas.

Guedes acredita ainda que a possibilidade de cruzar dados “permite que um gestor público descubra que a falta de saneamento afeta a saúde da população de uma região que isso pode ter um impacto no rendimento escolar”, por exemplo. Segundo o técnico, gestores de pequenos municípios dificilmente têm acesso a ferramentas como o “Mapas Ipea”, principalmente pela falta de apoio técnico.

Enquanto alguns dados ficam na fila para serem adicionados, outros aparecem antes da hora. Fernando Rodrigues, presidente da Abraji, comentou em seu blog que, embora o trem bala ligando o Rio a São Paulo ainda não exista, ele já pode ser visualizado no “Mapas Ipea” sem problemas. “Talvez tenha faltado acrescentar que é um projeto. Foi um erro pensar que todo mundo sabe que ainda está no papel”, comenta Guedes.

Assinatura Abraji