• 07.11
  • 2011
  • 08:51
  • INSI

INSI lamenta morte de cinegrafista do grupo Bandeirantes

O INSI (International News Safety Institute)/Brasil lamenta profundamente o assassinato do cinegrafista Gelson Domingos da Silva. O profissional foi morto na manhã deste domingo (06.out.2011) enquanto cobria um tiroteio entre policiais e traficantes na favela Antares, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Domingos é mais uma vítima da ação de marginais que há anos controlam regiões na cidade onde pessoas de bem vivem em constante ameaça.

Apesar do reconhecido progresso que as autoridades do Rio de Janeiro vêm alcançando com a criação das Unidades Pacificadoras, ainda há um longo caminho a ser percorrido até que se possa chegar a um nível tolerável de paz nestas comunidades.

Depois do México, o Brasil é o país mais perigoso para o exercício da profissão dos jornalistas em toda a América Latina. No Rio de Janeiro, os constantes tiroteios entre marginais e a polícia são coberturas de extremo risco e que exigem uma série de cuidados.

Desde 2005 o INSI atua no Brasil realizando treinamentos para os profissionais da Imprensa.

Além de treinamentos, é fundamental que os profissionais em coberturas de risco sejam experientes e que utilizem sempre equipamentos de proteção adequados.

O INSI espera que os bandidos que assassinaram o jornalista sejam presos, julgados e que recebam as penalidades cabíveis na legislação brasileira.

 

Rodney Pinder     
Diretor INSI Global     

Marcelo Moreira     
Diretor do INSI/Brasil     

 

Assinatura Abraji