Inscrições estão abertas para bolsa de jornalismo científico no MIT
  • 11.01
  • 2019
  • 15:53
  • Rafael Oliveira

Formação

Inscrições estão abertas para bolsa de jornalismo científico no MIT

O Knight Science Journalism do MIT (Massachusetts Institute of Technology) está com inscrições abertas para o Knight Science Journalism Program, que oferece 10 bolsas para jornalistas da área de ciência. As inscrições devem ser feitas até 28.fev.2019 por meio deste formulário.

Durante o programa de nove meses, os bolsistas vão participar de viagens de campo, treinamento de mídia digital, workshops, cursos e seminários do MIT com os principais pesquisadores do setor. Os bolsistas devem desenvolver, com consultoria do KSJ, seu próprio programa de estudo e participar de ao menos um curso de ciência por semestre. Além disso, devem produzir um projeto de pesquisa durante o ano acadêmico, que pode ser a base de uma história futura, uma proposta de livro, ou simplesmente um relatório detalhado na área de ciência. Todos os bolsistas devem fazer uma apresentação formal de seus projetos na conclusão do ano da bolsa.

O programa é aberto a repórteres, escritores, editores, produtores, ilustradores, cinegrafistas e fotojornalistas que atuem em tempo integral e tenham ao menos três anos de experiência nas áreas de ciência, tecnologia, meio ambiente ou medicina. É necessário proficiência em inglês e disponibilidade para morar na região do MIT (Boston). Jornalistas de todos os países competem em igualdade de condições e são encorajados a participar. 

Os bolsistas receberão US$ 70 mil, assim como alguns benefícios adicionais, incluindo um seguro básico de saúde. Os escolhidos devem se abster de trabalhar como profissionais remunerados durante os nove meses da bolsa, a menos que o diretor do programa conceda permissão prévia.

Para se inscrever, os candidatos precisam enviar o currículo, um texto explicando suas motivações para participar do programa, uma proposta de pesquisa, exemplos de trabalhos na área (traduzidos para o inglês, se necessário) e três cartas de recomendação. Os semifinalistas serão notificados em 5.abr.2018 e, após entrevista por Skype, os 10 escolhidos serão notificados na primeira semana de maio. O programa se inicia em agosto de 2019 e dura até maio de 2020.

Há mais informações sobre a bolsa aqui.

Serviço
Inscrições abertas para o Knight Science Journalism Program
Até 28 de fevereiro
Inscreva-se no formulário

Assinatura Abraji