Inscrições abertas para o 2º Fórum de Jornalismo Regional e Comunitário
  • 14.08
  • 2019
  • 12:30
  • Natália Silva

Acesso à Informação

Inscrições abertas para o 2º Fórum de Jornalismo Regional e Comunitário

Estão abertas as inscrições para o 2º Fórum de Jornalismo Regional e Comunitário, que acontecerá no Unibes Cultural, em São Paulo, no dia 03.set.2019. O evento tem como foco o debate sobre o jornalismo cidadão - que, segundo o pesquisador espanhol Manuel Castells, motiva as pessoas a transformar o mundo em que vivem. Interessados podem se inscrever no site.

O encontro é promovido pelo Centro de Estudos da Comunicação - que tem como objetivo divulgar e valorizar o trabalho jornalístico - e tem o apoio institucional da Abraji. Os editores, repórteres, digital influencers e acadêmicos presentes no fórum irão debater questões como o papel das mídias sociais e a importância do jornalismo local. 

A programação do evento inclui quatro debates. Das 10h30 às 12h, representantes do Google, do Twitter e do Facebook conversam com Carlos Aros, diretor de conteúdo da Jovem Pan News e com Carlos Costa, professor da Cásper Líbero, sobre a contribuição das plataformas digitais para o trabalho jornalístico.

Após intervalo para almoço, a mesa "Comunicação que cria laços", das 13h30 às 15h, será composta por Cíntia Moreira Gomes, co-fundadora e editora da Agência Mural da Periferia; Marco Antonio Sabino de Souza, secretário especial de comunicação da prefeitura de São Paulo; e Ubirajara de Oliveira, fundador e publisher do Jornal da Gente. A mediação da conversa é de José Geraldo de Oliveira, professor da Unip e consultor da TV Cultura.

Às 15h, o professor da Escola de Comunicações e Artes da USP Eugênio Bucci fará uma breve palestra sobre a necessidade do trabalho dos jornalistas para o Brasil atual.

Em seguida, às 15h30, Aline Pagnan, coordenadora das edições online do Jornal da Região; Cleber Mata, secretário de Estado da Comunicação do Governo do Estado de São Paulo; João Jabbour, diretor de redação do Grupo Cidade e Osmar Chor, diretor de Jornalismo da TV Tem debatem sobre a importância do jornalismo regional. A mediação da conversa será feita por Marcelo Santos de Moraes, professor da Faculdade Cásper Líbero.

O debate de encerramento do fórum começa às 17h, com duração de 1h. Ana Maria Coluccio, editora do jornal São Paulo Zona Sul; Jeferson Martins, diretor do jornal Visão Oeste, de Osasco; José Carlos da Rocha, presidente do Fórum Democracia e da Rádio Dalila falam compartilham suas experiências no jornalismo local, sob a mediação de Antonio Assiz, coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Cruzeiro do Sul.

No dia do evento, é necessário levar 1kg de alimento não perecível.

Serviço
2º Fórum de Jornalismo Regional e Comunitário
03.set.2019, das 10h às 18h
Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500, ao lado da Estação Sumaré do Metrô)
Inscrições no site

Assinatura Abraji