Inscrições abertas para curso de checagem de fatos em Fortaleza
  • 08.08
  • 2019
  • 11:00
  • Natália Silva

Formação

Inscrições abertas para curso de checagem de fatos em Fortaleza

Estão abertas as inscrições para o curso Fact-checking: ferramentas e processos para a checagem de discursos públicos, realizado pela Universidade de Fortaleza (Unifor) em parceria com a pesquisadora e jornalista de dados Thays Lavor. Para participar do treinamento -- que acontecerá nos dias 28, 29 e 30.ago.2019, das 18h às 22h, na sede da Unifor --, é necessário pagar uma taxa de inscrição por meio do site.

Responsável pela organização do curso, Lavor explica que a checagem de fatos ganhou novos contornos dentro do jornalismo. “Com o auxílio de ferramentas digitais e do acesso a bancos de dados estruturados, é possível verificar a exatidão das informações divulgadas, sobretudo, por políticos em cargos públicos e, assim, atualizar a missão jornalística de vigilância e cuidado da democracia”, afirma. Formada pela Unifor, a jornalista tem experiência na área de verificação de informações: nas eleições de 2018, foi coordenadora regional do Truco,  projeto de fact-checking da Agência Pública de Jornalismo Investigativo (A Pública).

Durante o treinamento, os participantes terão contato com ferramentas usadas na checagem de fatos e com atalhos para checar frases. Segundo a jornalista, o principal objetivo do curso é “preparar jornalistas e estudantes para atuar em coberturas eleitorais e no jornalismo diário”. Ainda que o curso seja voltado para estudantes de jornalismo, qualquer pessoa com interesse no tema pode participar. “Entendemos a importância da mobilização de todos no combate à desinformação”, defende Lavor, que divulgou a ementa e outras informações sobre o curso em rede social.

Estudantes de ensino superior, membros da Escola de Dados e grupos de cinco pessoas ou mais têm desconto de 10% na inscrição. Para confirmar o desconto, é necessário enviar um email para [email protected] e preencher o campo “assunto” com o nome do curso.

Serviço
Fact-checking: ferramentas e processos para a checagem de discursos públicos
28, 29 e 30 de agosto - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Comunicação Empresarial (Nepce) do curso de Jornalismo da Unifor
Inscrições no site

Assinatura Abraji