Guia Caravana: Jornalismo Investigativo nos Territórios ganha versão digital gratuita
  • 08.12
  • 2025
  • 14:35
  • Thaís Cavalcante

Acesso à Informação

Guia Caravana: Jornalismo Investigativo nos Territórios ganha versão digital gratuita

O projeto de formação itinerante da Abraji, o Caravana, disponibilizou o Guia Caravana: Jornalismo Investigativo nos Territórios na versão digital. O livro reúne metodologias, ferramentas e estratégias testadas em diferentes formações presenciais, ao longo de dois anos. A ideia é oferecer caminhos para que jornalistas locais de todas as regiões do país contem histórias de forma mais responsável, segura e acessível.

O Guia é resultado de uma construção coletiva de organizações da rede, com a participação de: Abaré Escola de Jornalismo (Amazonas), Jornal Fala Roça (Rio de Janeiro), Site Coreto (Bahia), Utopia Negra Amapaense (Amapá), junto à coordenação do projeto e à diretoria da Abraji.

Jornalistas e estudantes de jornalismo presentes no 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, em São Paulo, ganharam o Guia impresso em primeira mão, além de conversar pessoalmente com alguns dos escritores, durante o Lançamento de Livros do evento. A versão digital está disponível gratuitamente.

O que você vai encontrar no Guia Caravana:

  • Roteiro de Pauta para sua reportagem
  • Estudos de caso
  • Estratégias de engajamento de comunidade
  • Modelos para pedidos de Lei de Acesso à Informação (LAI)
  • E muito mais!

Para fazer download do Guia, clique aqui.

Sobre o Projeto Caravana

Lançado em outubro de 2023, o Projeto Caravana é a primeira atividade da rede nacional de treinamento itinerante da associação. O projeto oferece formações especializadas para organizações de comunicação local, estabelecendo parcerias e promovendo cursos sobre jornalismo e temas da realidade do território.

“O aprendizado e os retornos que recebemos mostram que foi acertada a iniciativa de interiorizar os nossos treinamentos”, comenta Katia Brembatti,presidente da Abraji.

A iniciativa, financiada pela Fundação Ford, foi coordenada pelas jornalistas Nina Weingrill e Thaís Cavalcante com o apoio do Núcleo de Segurança da Abraji, equipe e diretoria. A 1ª edição foi realizada entre 2023-2025 e a 2ª edição tem previsão de encerramento em 2026.

Assinatura Abraji