Fotógrafo é espancado em Manaus durante cobertura de acidente de trânsito
  • 22.01
  • 2019
  • 15:30
  • Natália Silva

Liberdade de expressão

Fotógrafo é espancado em Manaus durante cobertura de acidente de trânsito

O fotógrafo Jander Robson, da Rede Calderaro de Comunicação, foi agredido na manhã de 21.jan.2019 quando chegava ao local de um acidente de trânsito em Manaus para registrar a ocorrência. Ele estava acompanhado da jornalista Joana Queiroz, que contou que parentes da vítima fatal do acidente espancaram Robson antes que ele tirasse qualquer foto do local. Outros jornalistas também foram hostilizados, de acordo com Queiroz. 

O fotógrafo precisou ser socorrido por uma ambulância e foi encaminhado ao hospital. Foi liberado à noite, após ficar em observação. O irmão de Robson fez um boletim de ocorrência e duas pessoas envolvidas na agressão foram detidas. O fotógrafo compareceu ao 26° Distrito Integrado de Polícia em 22.jan.2019 para realizar o exame de corpo de delito e dar continuidade ao caso. 

André Alves, editor-executivo do jornal A Crítica, que pertence à Rede Calderaro de Comunicação, disse que Robson ficará afastado do trabalho até se recuperar física e psicologicamente. Alves afirmou que agressões do tipo não tinham acontecido antes em coberturas de fatos cotidianos, como  um acidente de carro. “O que nós observamos é uma incompreensão do trabalho do jornalista, não só aqui, mas no país todo.”

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas repudiou as agressões sofridas por Jander Robson e pediu a apuração dos fatos “quanto à postura dos policiais militares presentes no momento”. Segundo informações do jornal A Crítica, policiais militares presentes no local do acidente não prenderam em flagrante os agressores de Robson. 
 

Assinatura Abraji