• 29.09
  • 2010
  • 16:39
  • -

Especialistas relatam em vídeo novas formas de utilizar dados no jornalismo

Durante o período de sua bolsa do Knight Foundation, em Stanford, Geoff McGhee entrevistou alguns precursores da arquitetura da informação na internet sobre como lidar com grandes bancos de dados e o que fazer com as informações. O projeto resultou em um vídeo, chamado “Journalism in the Age of Data” (Jornalismo na Era da Informação), de pouco mais de 50 minutos com relatos de especialistas sobre alguns projetos inovadores de narrativa on-line, que mostram possibilidades de se trabalhar com dados de uma forma criativa e eficiente. 

MacGhee é jornalista especializado em multimídia e infografia. Convicto de que em breve a informação será o meio, ele questiona a forma com que nos comunicamos com ela e de que forma as narrativas tradicionais poderão se transformar em exibições interativas.

O documentário começa com Martin Wattenberg e Fernanda Viègas relatando um pouco do trabalho que realizaram na IBM.  Depois, Ben Fry, do Fathon, Jeffrey Heer, de Stanford, e Steve Duenes, Matt Ericson e Amanda Cox, do New York Times também apresentam seus projetos. Entre os entrevistados, ainda estão Nicholas Felton, do Felton Report, e Eric Rodenbeck, do Stamen.

O vídeo é dividido em oito capítulos que possuem podcast, links para sites, ferramentas e blogs relacionados com o assunto. “Journalism in the Age of Data” está disponível apenas em versão em inglês no site:http://datajournalism.stanford.edu/.

Assinatura Abraji