
- 11.12
- 2025
- 10:04
- Abraji
Formação
Acesso à Informação
Especial Jornalismo no Brasil em 2026 analisa os desafios da eleição e o extremismo político
O Especial Jornalismo no Brasil em 2026 marca mais uma edição do projeto desenvolvido pelo Farol Jornalismo. Em sua décima edição, o projeto apresenta uma seleção de conteúdos dedicados a discutir temas relevantes da prática jornalística no país. A iniciativa é realizada em parceria com a Abraji e conta com apoio do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo), mantendo o compromisso de promover análises que contribuem para o entendimento dos desafios e transformações da profissão.
Os conteúdos abordam temas como as eleições de 2026, extremismo político, jornalismo local, jornalismo na era digital, Inteligência Artificial (IA), feminismo, entre outros tópicos. As publicações desta edição são de autoria de Letícia Cesarino, Ester Borges, Anderson Meneses, Juliana Lourenço (Nidéwãna), Marcelo Soares, Ana Carolina Araújo, Cristina Zahar, Fernanda Lara, José Kaeté, Larissa Noguchi, Daniel Nardin e Vinícius Valfré.
As projeções para 2026 mostram um cenário em que o jornalismo precisará lidar simultaneamente com os impactos da economia da atenção, o avanço da desinformação impulsionada por IA generativa e o ambiente político marcado pelo extremismo. As análises reunidas nesta edição apontam que, em ano eleitoral, a pressão por velocidade e engajamento tende a aprofundar vulnerabilidades já conhecidas, fazendo com que jornalistas e redações revisem métodos e assumam uma postura mais consciente diante das novas dinâmicas digitais.
Os textos também destacam que a resposta aos desafios de 2026 passa pela retomada de vínculos sociais, pela valorização do jornalismo local e pela colaboração entre diferentes atores do setor. Da segurança de jornalistas durante a cobertura eleitoral à necessidade de novas estratégias coletivas diante das plataformas, as reflexões apresentadas oferecem pistas sobre como o campo pode reafirmar seu papel democrático em um contexto informacional cada vez mais acelerado e adverso.
Confira abaixo os artigos:
- O jornalismo em meio aos complexos circuitos do extremismo político - Letícia Cesarino
- Colaboração radical: o caminho possível para o jornalismo em 2026 exige soluções coletivas - Ester Borges
- O jornalismo local como infraestrutura da democracia nas cidades brasileiras - Anderson Meneses
- Somos indígenas jornalistas, e reivindicamos o direito de narrar a nós mesmos - Juliana Lourenço (Nidéwãna)
- 2026: a primeira eleição presidencial da era pós-vergonha - Marcelo Soares
- Feminismo de dados nas eleições de 2026: o que o jornalismo brasileiro não está percebendo - Ana Carolina Araújo
- Como recuperar o valor do jornalismo para uma sociedade que perdeu o respeito pela profissão - Cristina Zahar
- O jornalismo precisará amadurecer sua relação com a IA para não criar uma nova dependência - Fernanda Lara
- Emergência climática e integridade da informação num cenário polarizado - José Kaeté, Larissa Noguchi, e Daniel Nardin
- O jornalismo na era das bets, entre a ‘bolada’ de hoje e o ‘pão de amanhã’ - Vinícius Valfré
O editorial, de Moreno Cruz Osório, coordenador de todo o projeto e criador do Farol Jornalismo, pode ser acessado neste link.