• 02.04
  • 2004
  • 10:19
  • Thiago

Acesso à Informação

Entrevista com o vereador Beto Cangussu do PT de Ribeirão

Entrevista com o vereador Beto Cangussu do PT de Ribeirão

Abraji – Por que um projeto de acesso às informações públicas em Ribeirão Preto?

Cangussu - O projeto tem como objetivo dar efetividade ao princípio constitucional da publicidade dos atos da Administração Pública na cidade. Apesar de ser um preceito constitucional, na maioria das vezes, os administradores não facilitam o acesso às informações, criando uma série de entraves burocráticos. Isso não só em Ribeirão, mas em todos os lugares.

Abraji – O senhor se baseou nos projetos de lei já existentes?

Cangussu – Sim. Nas pesquisas realizadas para elaboração do projeto, tivemos como base a Legislação Estadual do Rio de Janeiro e a Legislação Municipal da cidade de São Paulo com adaptações próprias.

Abraji – Como o senhor vê o problema do acesso às informações públicas no Brasil?

Cangussu – No Brasil, como em qualquer lugar, tudo que diz respeito à administração pública é de interesse do povo e, portanto, deveria ser de conhecimento de todos. È dever do agente público prestar contas de seus atos. Quem não gosta de fazer isso não deveria nem entrar na vida pública. Somente através do conhecimento total dos atos administrativos é que conseguiremos eliminar as relações promíscuas existentes nos mais variados governos.

Assinatura Abraji