• 25.08
  • 2009
  • 08:21
  • -

Entidades denunciam deterioração da liberdade de expressão na América Latina

Em comunicado oficial, entidades e associações de jornalismo denunciaram problemas de liberdade de expressão, de imprensa e de informação na América Latina:

“As associações que reúnem as empresas editoras de jornais e publicações periódicas abaixo assinadas observam com profunda preocupação a deterioração da liberdade de expressão na América Latina.

Nesse contexto, continua a nos preocupar seriamente a recorrência em alguns países das seguintes práticas: assassinatos de jornalistas; ameaças e agressões físicas e verbais;  hostilidade regulatória, judicial e tributária contra proprietários, jornalistas e trabalhadores dos meios de comunicação; declaração de caducidade injustificada das concessões de emissoras de rádio e televisão;  ingerência e  cooptação governamental de meios privados; e  destinação arbitrária de publicidade estatal.

A experiência das sociedades conduz a um resultado invariável: as restrições às liberdades de expressão, de imprensa e de informação sempre resultam na privação das liberdades e direitos das pessoas, e atropelam o espírito de pluralidade e tolerância frente às divergências. Sem liberdade de expressão não é possível a livre troca de idéias e  a formação da opinião pública informada, nem o exercício dos direitos dos cidadãos à participação política e a fiscalização das autoridades, fundamentais num Estado de Direito. Sem liberdade de expressão, em resumo, é ilusória a existência de um regime democrático.

Diante do exposto, conclamamos a opinião pública a permanecer atenta diante da instalação e consolidação de regimes autocráticos, ao mesmo tempo em que exortamos todos os habitantes do continente a expressar sua máxima solidariedade aos numerosos jornalistas e veículos  de  comunicação perseguidos. Muitos desses veículos enfrentam ameaças de enfraquecimento ou mesmo de fechamento, como conseqüência do seu  trabalho informativo e de defesa da liberdade de expressão".

Associação Nacional da Imprensa (ANP) – Chile
Associação Nacional da Imprensa – Argentina
Conselho da Imprensa Peruana (CPP) – Peru
Associação dos Diários Colombianos (ANDIARIOS) – Colômbia
Associação de Entidades Jornalísticas Argentinas (ADEPA) – Argentina
Associação Equatoriana de Editores de Jornais (AEDEP) – Equador
Associação Nacional de Jornais (ANJ) - Brasil

Assinatura Abraji