Énois abre inscrições para programa de Diversidade nas Redações
  • 05.08
  • 2020
  • 15:47
  • Abraji

Acesso à Informação

Énois abre inscrições para programa de Diversidade nas Redações

A Énois, laboratório de jornalismo representativo, lançou na segunda-feira (03) o programa Diversidade nas Redações, em parceria com a Google News Initiative. O projeto vai selecionar dez redações por todo Brasil, com exceção das capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, que já tenham ações práticas de diversidade voltadas às equipes, às pautas desenvolvidas ou aos mecanismos de gestão. As inscrições estão abertas até dia 28.ago.2020 para os veículos de imprensa elegíveis e são realizadas por formulário on-line.

Editores e repórteres selecionados receberão treinamentos durante um ano. As orientações estão ligadas a vários temas, como equilíbrio emocional dos jornalistas, técnicas de apuração para as eleições, diversidade estratégica na gestão jornalística e avaliação de impacto do trabalho realizado.

“As organizações jornalísticas vão receber um repórter que será remunerado pelo projeto. Esse profissional vai sugerir formas para diversificar a cobertura em geral, inclusive das próximas eleições”, explica Simone Cunha, diretora da Énois. E acrescenta: “a diversidade é essencial ao jornalismo para compreender a realidade a partir de perspectivas múltiplas, variadas. Uma compreensão, na verdade, mais real”.

Podem se inscrever redações que produzam em meio on-line de todos os tamanhos e formatos. O início da formação — que terá encontros mensais virtuais — e a entrada do repórter na redação estão previstos para outubro de 2020. Na primeira fase, o foco será a cobertura das eleições municipais, que foram remarcadas para novembro.

::Inscreva sua redação agora::

Imagem: Reprodução/ Énois

Assinatura Abraji