
- 15.09
- 2025
- 18:35
- Ramylle Freitas
Formação
Acesso à Informação
Em sua 7ª edição, Domingo de Dados reúne mais de 500 participantes
Com 544 inscritos, a 7ª edição do Domingo de Dados, dia totalmente dedicado ao jornalismo de dados durante o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, foi novamente um sucesso de público. Ao todo, o 20º Congresso bateu recorde de atividades (168) e público (2.140 pessoas, somando presencial e online). E a trilha temática de dados foi a mais robusta da programação (23%).
Este ano, o Domingo de Dados contou com um apoio internacional inédito: a Python Software Foundation (PSF) juntou-se ao R Consortium como parceira do evento. Além disso, a programação reuniu 32 convidados de diferentes países, que compartilharam experiências e repertórios de investigações, ofereceu trilhas práticas de R e Python (com bootcamps e oficinas que abordaram desde conceitos básicos até aplicações avançadas) e sessões dedicadas ao uso de inteligência artificial no jornalismo.
“A presença de 32 palestrantes internacionais e o reforço das bolsas, incluindo 30 para mulheres negras, ampliaram a representatividade e o alcance nacional do encontro. Ressalto que o Domingo de Dados teve um clima de comunidade forte, mentoria individual e curadoria conectada às pautas do ano como COP30, IA e meio ambiente”, disse Reinaldo Chaves, jornalista de dados e coordenador de projetos da Abraji.
Chaves destaca três heranças que o Domingo de Dados deixou este ano:
- Capacidade instalada nas redações, com treinamento aplicado em R/Python e métodos de IA que encurtam o ciclo entre hipótese, coleta, análise e publicação;
- Diversidade como infraestrutura, via bolsas e curadoria, que levam mais regiões e perfis para dentro do ecossistema;
- Comunidade e padrões de qualidade, com ênfase em reprodutibilidade, transparência e uso ético de dados.
“Como mostra o balanço da Abraji, o Domingo de Dados já é um dos eixos mais representativos do Congresso e, com o apoio do R Consortium e da PSF, tende a consolidar-se como o principal catalisador anual de competências em jornalismo de dados no país”, destacou o jornalista.
Destaques do Domingo de Dados
Segundo a jornalista Ana Carolina Moreno, diretora da Abraji e coordenadora da 7ª edição do Domingo de Dados, muitos jornalistas ainda não sabem trabalhar com dados; e contar com um dia dedicado a explorar esse tema é importante.
“A Abraji se destaca muito por essa produção de formação para jornalistas, de ensinar as técnicas. A gente tem, no Congresso, técnicas de investigação, bastidores, enfim, para aprender muito do que muitos repórteres fazem. E, no Domingo de Dados, é uma coisa mais focada em ferramentas, linguagens de programação mais específicas. É um investimento que vale muito a pena. Então, o nosso curso é todo feito pensando no jornalista, com dados que os jornalistas usam.”
Um dos destaques desta edição, assim como no ano passado, foi a inteligência artificial. Com um diferencial: a diversidade na discussão da temática.
“Tanto no Congresso em geral quanto no Domingo de Dados, tivemos várias coisas diferentes e não só o beabá. Muitas discussões sobre IA continuam sendo superficiais. Então, a gente trouxe pessoas muito feras da Colômbia, dos Estados Unidos, de várias partes, que estão imersas em tudo o que está acontecendo”, diz Ana Carolina.
Além disso, a jornalista ressalta que a temática sobre o meio ambiente esteve em alta durante o evento e que a cobertura ambiental teve um grande avanço no jornalismo de dados.
“Este ano, com a COP 30, meio ambiente não coube em uma sala só, com temas como sensoriamento remoto, monitoramento por satélites, como investigar a cadeia do agro, várias fontes e bases diferentes. A gente juntou repórteres investigativos e pessoas de organizações não governamentais que fazem esse tipo de investigação para dar muitas ferramentas para a COP 30.”
Do básico ao avançado
Ana Carolina Moreno também destaca a importância de algumas atividades terem sido divididas em partes, com tempo para que os participantes pudessem praticar. “A gente teve muitos exemplos de pessoas que, no ano passado, fizeram um curso mais básico e, este ano, já chegaram para um curso um pouco mais avançado. Então, você tem todo um nível de graduação.”
A cobertura do 20° Congresso foi realizada pela Redação-Laboratório da Oboré, que produziu matérias destacando os principais pontos discutidos nas atividades. O conteúdo completo pode ser acessado no site www.congressoabraji.wordpress.com.
Confira alguns dos temas abordados 7º Domingo de Dados:
- Na mesa “Chuva de DDJ: reportagens e projetos de dados apresentados em até 8 minutos cronometrados”, os jornalistas que participaram do desafio apresentaram os resultados dos seus materiais e o que os motivaram a desenvolvê-los com o uso de dados. Saiba mais aqui.
- Na atividade "Do MVP ao produto: caminhos para viabilizar soluções de dados nas redações”, Claudia Baéz, mentora da Newsroom AI Catalyst, e Jonathan Soma, da Cátedra Knight em Jornalismo de Dados na Universidade de Columbia, discutiram o uso da Inteligência Artificial (IA) nas redações. A mesa, mediada pelo jornalista e programador Pedro Burgos, abordou desde ferramentas generativas até os desafios éticos e impactos na apuração jornalística. Clique aqui e saiba mais.
- A oficina “Feminismo no jornalismo de dados: revelando as desigualdades ocultas pelos números” contou com a participação das jornalistas Ana Carolina Araújo, gestora de programas e projetos no Instituto AzMina, Nathália Mendes, analista de comunicação na Transparência Brasil, e Taís Seibt, diretora de estratégia na agência Fiquem Sabendo. A atividade, apresentada para um público majoritariamente feminino, abordou a necessidade da diversidade nas equipes de ciências de dados e reiterou a importância de um jornalismo plural contra as desigualdades. Confira aqui.
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*Foto: Luciana Vassoler/Abraji