• 02.12
  • 2010
  • 15:17
  • -

Em entrevista a canal argentino, Rosental Calmon Alves fala da importância do encontro na Tríplice Fronteira

 

Em entrevista ao argentino Canal 12, Rosental Calmon Alves, diretor-fundador do Centro Knight para Jornalismo nas Américas, fala da importância de reunir jornalistas brasileiros, argentinos e paraguaios para discutir temas de interesse dos três países. O jornalista participou do Encontro Internacional de Jornalistas da Tríplice Fronteira, realizado de  26 a 28 de novembro, em Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú.  

"Hoje em dia vivemos em um mundo em que as fronteiras nacionais ainda existem, são muito importantes, preservadas, mas há coisas além delas que são ainda mais importantes, que são as regiões onde os países têm áreas comuns e interesses comuns independentemente do lado da fronteira que se esteja. Então, eu vejo aqui uma semente de um processo muito interessante de colaboração entre os jornalistas de Argentina, Brasil e Paraguai".

O evento foi organizado pela Abraji em parceria com Fopea (Foro de Periodismo Argentino),  Fopep (Foro de Periodistas Paraguayos) e Fopremi (Foro de Trabajadores de Prensa y Comunicación Social de Misiones), com o objetivo de capacitar profissionais da Argentina, do Brasil e do Paraguai a cobrir a região. O encontro também visava promover um intercâmbio entre profissionais dos três países.

Na entrevista, o jornalista falou ainda sobre a revolução que pela qual o jornalismo está passando em consequência da revolução digital, e do uso de redes sociais na profissão.

"Estamos entrando em uma era de redes. Nossa forma de nos comunicar é uma forma distinta. O twitter é uma rede de grande êxito, muito boa para a criação de comunidades de informação. Uma maneira rápida, direta e eficiente que está sendo usada por todo mundo, para o bem e para o mal".

Clique aqui para assistir ao vídeo

 

Assinatura Abraji