Elias Maluco morre na prisão de Catanduvas
  • 22.09
  • 2020
  • 18:57
  • Abraji

Liberdade de expressão

Elias Maluco morre na prisão de Catanduvas

por Juliet Manfrin

O traficante Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, de 54 anos, condenado como o mandante do assassinato do jornalista Tim Lopes, foi encontrado morto nesta terça-feira (22.set.2020) na cela que ocupava no presídio de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná. O corpo passará por perícia para confirmar a causa da morte.

Conhecido pela crueldade com que matava pessoas, Elias Maluco foi preso em 19.set.2002, em uma favela do Rio de Janeiro, após uma caçada de três meses. Em 2005, foi condenado a 28 anos e seis meses de prisão pela morte de Tim Lopes.

Em 2013, foi sentenciado a mais 10 anos, sete meses e 15 dias de prisão por lavagem de dinheiro. A mulher e a sogra dele foram condenadas pelo mesmo crime.

O Departamento Penitenciário (Depen) confirmou a morte do traficante e disse que a família foi comunicada pelo Serviço Social do presídio.

Nos presídios federais, cada detento ocupa cela individual. Nas cinco estruturas do tipo no Brasil - Catanduvas, Mossoró/RN, Campo Grande/MS, Porto Velho/RO e Brasília/DF - estão custodiados quase 750 detentos, sendo 160 deles, no de Catanduvas.


Foto: Acervo O Globo

Tim Lopes, repórter da Globo, investigava a venda de drogas em baile funk da Vila Cruzeiro, favela do Rio de Janeiro, quando foi preso, torturado e morto a mando de Elias Maluco. A morte de Lopes está na raiz da criação da Abraji e batiza o programa que investiga assassinatos de jornalistas e comunicadores para que não fiquem impunes.

Foto de capa: Reprodução/TV Globo

Assinatura Abraji