
- 13.06
- 2025
- 13:00
- Laura Loch e Nicole Micheletti
Formação
Domingo de Dados destaca inovação, IA e transparência na 20ª edição do Congresso da Abraji
No dia 13 de julho, o 20º Congresso da Abraji oferece uma programação especial para quem deseja mergulhar no universo do jornalismo de dados. A 6ª edição do Domingo de Dados ocorre das 9h30 às 18h, como um evento integrado, que tem como foco oficinas práticas, apresentações e curadoria para aliar conhecimento técnico, pensamento crítico e diversidade de perspectivas.
A programação completa contempla atividades para todos os níveis de experiência, de iniciantes a profissionais com domínio avançado de ferramentas de análise de dados. O evento contará com convidados internacionais, como Jonathan Soma (Columbia Journalism School), Giampaolo Lepore, Claudia Baez e Fernanda Aguirre (The Examination), ampliando as referências e conectando o jornalismo brasileiro ao debate internacional sobre transparência, ciência e accountability.
Segundo a diretora da Abraji e jornalista de dados Ana Carolina Moreno, o crescimento dessa área do jornalismo acompanha a explosão das bases de dados e o avanço das tecnologias de processamento. “Hoje, a gente fala de inteligência artificial, big data e machine learning, mas a lógica de usar números para contar histórias já é antiga. O diferencial agora é o volume e a sofisticação das análises”, explica.
Ela destaca que as oficinas do Domingo de Dados foram organizadas em trilhas temáticas para facilitar a escolha por nível e interesse.
Oficinas para iniciantes e trilhas completas
Para quem está começando, o evento oferece uma trilha introdutória que vai desde o uso de ferramentas acessíveis, como o Google Sheets, até ferramentas básicas de inteligência artificial. Um dos destaques é a oficina "Profissional de dados no jornalismo: mil e uma utilidades", que abre o dia com uma visão ampla sobre a atuação nessa área.
Na mesma faixa de horário, ocorre o workshop “Feminismo de Dados: revelando as desigualdades ocultas pelos números”, que propõe uma abordagem crítica e interseccional sobre a coleta e interpretação de dados públicos.
Outro destaque entre os iniciantes é a oficina “Introdução à raspagem de dados: APIs e dicas para projetos iniciantes”, que oferece caminhos para acessar dados em formatos estruturados e não estruturados, com ou sem programação. “Muitos dados existem, mas estão escondidos em dashboards, dificultando análises mais profundas. Por isso, teremos oficinas como essa, que ensina a raspar essas plataformas e construir bancos próprios”, explica Ana Carolina.
Avançado e investigativo: IA, geoprocessamento e scraping
Para os mais experientes, o evento traz oficinas com foco em linguagens como Python e R, técnicas de classificação automática de texto e imagens com IA de código aberto, e métodos de investigação complexos com ferramentas de georreferenciamento, como o QGIS.
A prática “Como rastrear aeronaves brasileiras usando dados da Anac, OSINT e Python” exemplifica como técnicas de código aberto podem ser aplicadas a investigações jornalísticas com impacto público.
Na mesma linha, a oficina “Hackeando o PowerBI: truques para abrir dados de dashboards” será uma oportunidade de explorar recursos menos convencionais para acessar dados escondidos por barreiras técnicas.
Já a oficina “Como entrevistar os piores PDFs do planeta?”, dividida em duas partes, promete mostrar como lidar com um dos desafios mais frustrantes da apuração digital: documentos mal estruturados que dificultam a extração de informações.
Inspiração e trocas rápidas: Chuva de DDJ
O encerramento do Domingo de Dados será marcado por uma novidade, a atividade “Chuva de DDJ”, um painel dinâmico no qual jornalistas de diversos veículos apresentam seus projetos de dados em até oito minutos cronometrados. DDJ é a sigla para Data-Driven Journalism, em português: jornalismo orientado por dados.
O objetivo é mostrar, de forma prática e inspiradora, como bases de dados foram transformadas em grandes reportagens. Também está prevista a participação de jornalistas brasileiros finalistas do Sigma Awards, um dos prêmios mais importantes do jornalismo de dados global.
O Domingo de Dados acontece no dia 13 de julho de 2025, das 9h30 às 18h, com venda de ingressos separada do 20º Congresso. A programação completa está disponível no site oficial do Congresso da Abraji.
Serviço
20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Local: ESPM-SP - Campus Álvaro Alvim
Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo
Data: 10 a 13 de julho de 2025
Inscreva-se em: congresso.abraji.org.br/inscreva-se
Esta matéria foi produzida por alunas da oficina de jornalismo investigativo da ESPM-SP, em parceria com a Abraji.
Créditos da imagem: Luciana Vassoler/Abraji
