• 21.08
  • 2009
  • 14:49
  • -

Diretora da Abraji lança livro para jovens jornalistas

A diretora da Abraji Ana Estela de Souza Pinto lança neste sábado, 22 de agosto, livro sobre o dia-a-dia das redações. “Jornalismo diário” é o resultado de mais de 10 anos de experiência de Ana Estela como editora de Treinamento da Folha de S. Paulo e reúne uma série de dicas para quem está começando na profissão.

Á maneira dos livros-texto, a obra reúne o básico: como é a estrutura de um jornal, quais são os perfis indicados para as diferentes funções na Redação, o que é pauta, como escrever um texto limpo, informativo, claro.

Seus modelos são o "News Reporting and Writing" (escrevendo reportagens e textos jornalísticos, The Missouri Group, ed. Bedford e St. Martin´s), e o "Writing and Reporting News" (que curiosamente tem a mesma tradução, ed. Wadsworth), de Carole Rich.

Há desde formas de extrair as melhores informações a maneiras de organizar as notas, passando pelo exemplo concreto de como elaborar o currículo e se comportar em entrevistas de seleção.

Permeando os capítulos, jornalistas experientes lembram o início de suas carreiras e discutem sua experiência: Elio Gaspari, Jânio de Freitas, Clóvis Rossi, Carlos Eduardo Lins da Silva, Celso Pinto, Sérgio Dávila e Fernando Rodrigues. Profissionais também explicam como driblaram dificuldades concretas e expõem os seus pequenos truques.

A "técnica Columbo", por exemplo, ensina a extrair comentários quando o entrevistado relaxa na hora em que o gravador é desligado -uma alusão ao detetive do seriado de TV que se fazia de sonso para obter informações.

Lançamento:
“Jornalismo Diário”
Autora: Ana Estela de Souza Pinto
Data: 22.08.2009
Local: Livraria da Vila
Endereço: Alameda Lorena, 1731, São Paulo

Assinatura Abraji