Diretor da Unesco expressa preocupação com segurança de jornalistas durante cobertura da covid-19
  • 30.03
  • 2020
  • 13:00
  • Abraji

Liberdade de expressão

Diretor da Unesco expressa preocupação com segurança de jornalistas durante cobertura da covid-19

O diretor-geral adjunto de Comunicação e Informação da Unesco, Moez Chakchouk, enfatizou a importância da segurança dos jornalistas em meio à pandemia da covid-19, e instou os 195 Estados membros, entre eles o Brasil, a garantirem um cenário de liberdade de imprensa e de expressão para o exercício da atividade jornalística.

"O papel dos jornalistas de informar o público durante a atual crise é absolutamente crucial", afirmou Chakchouk, salientando que o trabalho jornalístico pode salvar vidas na atual situação de emergência.

"A segurança física e psicológica dos jornalistas deve vir primeiro", disse, acrescentando que as empresas de mídia devem treinar os jornalistas para tomar precauções sanitárias e usar equipamentos de proteção quando enviam esses profissionais para cobrir notícias relacionadas ao vírus.

Chakchouk recordou também que os Estados e agentes públicos devem garantir a segurança dos jornalistas na cobertura da crise sanitária e de seu impacto social, seguindo as normas internacionais que garantem a liberdade de expressão.

Para além da preocupação com a segurança física, os jornalistas trabalham em condições de considerável estresse psicológico. Enquanto alguns atuam sob pressão para cobrir uma situação em constante mudança, outros estão preocupados com sua segurança no trabalho.

Os jornalistas freelancers são particularmente vulneráveis em termos de segurança física e psicológica, pois nem sempre têm acesso aos mesmos recursos e apoio que os jornalistas assalariados.

Chakchouk salientou que a liberdade de imprensa é hoje mais importante do que nunca, e apelou a todos os Estados membros que a assegurem aos jornalistas que cobrem a pandemia. "Em tempos de crise sanitária, a importância de um jornalismo rigoroso e confiável não pode ser superestimada", disse.

O diretor-geral adjunto da Unesco também sublinhou a importância de garantir um ambiente favorável à liberdade de imprensa para que os jornalistas possam reportar independentemente sobre a crise, e encorajou os governos a aumentar a quantidade de informação disponível para o público.

"O relatório da diretoria-geral sobre a segurança dos jornalistas e o perigo da impunidade, a ser apresentado ainda neste ano, destacará a questão da proteção dos jornalistas durante a pandemia", afirmou Chakchouk.

A Unesco e seus parceiros estão desenvolvendo uma série de iniciativas a serem lançadas nas próximas semanas para atender a essas preocupações.

A agência, ligada à ONU, também está promovendo a segurança dos jornalistas por meio da conscientização e capacitação global, bem como por uma série de ações no âmbito do Plano de Ação das Nações Unidas para a Segurança dos Jornalistas e da Questão da Impunidade.

Leia também:

: Bolsonaro espalha desinformação e prejudica a sociedade ao atacar jornalismo em meio à pandemia :


(*) Publicado originalmente em Unesco.

Assinatura Abraji