Devido à demanda, curso de Jornalismo Local Sustentável aumentou número de vagas
  • 28.10
  • 2019
  • 14:30
  • Natália Silva

Formação

Devido à demanda, curso de Jornalismo Local Sustentável aumentou número de vagas

Começou em 21.out.2019, o curso de Jornalismo Local Sustentável, promovido pela Abraji com apoio do Facebook Journalism Project. Devido à grande demanda, foram aceitos mais participantes do que o número inicialmente previsto pela comissão organizadora, de 3.000 pessoas. Participam do curso 2.499 jornalistas profissionais e 1.054 estudantes de jornalismo, totalizando 3.553 pessoas.

“O curso atraiu jornalistas e estudantes de cidades com perfil muito variado, exatamente como pretendíamos”, comenta Daniel Bramatti, presidente da Abraji. “Elevar a qualidade do jornalismo no Brasil é uma missão da Abraji, e é muito importante que isso não se restrinja apenas aos grandes centros.”

Sérgio Lüdtke, coordenador do curso, destaca que o treinamento vai além da formação e atualização da atividade jornalística. “Ao introduzir conteúdos que estão relacionados ao jornalismo como um empreendimento, que necessita de estratégias e recursos financeiros para sustentar sua independência, estamos pensando numa formação mais ampla, que apoie a qualidade, renove as linguagens, mas que também possa dar instrumentos que ajudem na sustentabilidade do veículo.”

Com um número expressivo de participantes, a expectativa é de que o treinamento fomente a produção jornalística fora dos grandes centros e das capitais. “A existência de veículos locais que pratiquem jornalismo crítico e independente é fundamental para salvaguardar nossa democracia”, defende Bramatti.

Assinatura Abraji