• 13.01
  • 2010
  • 15:08
  • URR-Brasil

Deputados da Bahia aprovam indenização a familiares de jornalista assassinado

O Estado da Bahia (BA) deverá pagar indenização aos familiares do jornalista Manoel Leal de Oliveira pelo seu assassinato em 1998. O Estado segue uma recomendação feita pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e busca reparar a morte do jornalista por não ter garantido sua segurança.


Oliveira foi assassinado no dia 14 de janeiro de 1998, em Itabuna, após publicar uma série de reportagens que denunciavam desvio de dinheiro e perseguição a adversários políticos na administração do prefeito Fernando Gomes. Mais informações aqui.

Conforme projeto de lei do governo do Estado aprovado pela Assembléia Legislativa, a indenização será paga à viúva e aos filhos de Oliveira dia 7 de abril, data simbólica que marca o dia do jornalista. Falta agora o governador Jaques Wagner sancionar o projeto.


A indenização foi uma recomendação do CIDH e da OEA (Organização dos Estados Americanos), que responsabilizou o Estado da Bahia por omissão na garantia de segurança e nas investigações.


Oliveira era fundador e editor do jornal A Região. Ele foi assassinado com seis tiros enquanto abria a porta de sua casa. Até o momento, somente um dos acusados, o policial Mozart Brasil, foi punido.

Assinatura Abraji