• 11.09
  • 2017
  • 08:04
  • Abraji

Liberdade de expressão

Deputado federal agride radialista no Sergipe

O radialista Jadson Lima, da rádio comunitária Esperança FM, registrou boletim de ocorrência contra o deputado federal André Moura (PSC-SE), líder do governo no Congresso, na noite da última quinta-feira (7.set.2017) em Japaratuba (SE), a 54 km da capital Aracaju. 

Segundo Lima, o congressista tomou-lhe o celular e o atingiu com um tapa na orelha direita quando ele tentava obter uma declaração da prefeita Lara Moura (PSC-CE), mulher do deputado, a respeito de reivindicações da população.

José dos Santos Júnior, diretor da rádio Esperança, presenciou o ocorrido e confirma a versão do radialista. Segundo Júnior, André Moura se irritou com o repórter por causa de suas frequentes cobranças por verbas e obras no município. Lima apresenta o programa "De Cara com a Verdade", em que aborda problemas em Japaratuba e entrevista políticos e membros da comunidade. Até este sábado, o celular de Lima não havia sido devolvido.

André Moura publicou nota em que acusa o radialista de agir "de forma ostensiva e falando alto", quando a prefeita pedia tempo para se colocar a par das solicitações. No texto, ele agride Júnior chamando-o de "falso radialista" e nega ter tomado seu celular.

A Abraji repudia a ação de André Moura. Impedir o trabalho de um comunicador, especialmente por meio de violência física, é grave atentado à liberdade de expressão. É lamentável que um deputado federal viole o direito à informação, um dos fundamentos da democracia.

Diretoria da Abraji, 11 de setembro de 2017.

Assinatura Abraji