Deputado estadual de RR é preso acusado de ser mandante do sequestro de jornalista
  • 04.10
  • 2021
  • 16:42
  • Abraji

Liberdade de expressão

Deputado estadual de RR é preso acusado de ser mandante do sequestro de jornalista

Foto: Ascom/ Ale-RR

O deputado estadual Jalser Renier, do Solidariedade, foi preso em seu escritório em Boa Vista (RR), na última sexta-feira (01.out.2021). Ele é suspeito de ser o mandante do sequestro do jornalista Romano dos Anjos, ocorrido em outubro de 2020. O promotor Isaías Montanari Júnior e o delegado da Polícia Civil João Evangelista cumpriram a ordem de prisão preventiva expedida pela juíza Graciete Sotto Mayor Ribeiro, relatora do processo. 

A prisão do deputado fez parte da operação Pulitzer II, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que chegou ao escritório de Renier por volta das 14 horas, onde também foram apreendidos um computador e um celular. O parlamentar deixou o local por volta das 17 horas em uma viatura do Batalhão de Operações Especiais (Bope). 

O delegado Evangelista informou que, como a investigação se encontra sob segredo de justiça, não pode compartilhar informações a respeito do caso.

Além do deputado, também foram presos dois coronéis (Natanael Felipe de Oliveira Júnior e Moisés Granjeiro de Carvalho) e um sargento da PM (Bruno Inforzato Oliveira Gomes). 

Romano dos Anjos disse à Abraji que se sente muito mais tranquilo depois da prisão do deputado. “A justiça está sendo feita”, afirmou. A prisão do deputado deve ser analisada pela Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR), já que ele possui imunidade parlamentar.

Renier já havia tentado interferir, em novembro de 2020, nas investigações. O presidente da Ale-RR, Soldado Sampaio, depôs ao Ministério Público do estado, em set.2021, sobre uma ameaça que o deputado teria feito ao governador Antonio Denarium (PSL). 

Em 16.set.2021, a operação Pulitzer, em sua primeira fase, cumpriu sete mandados de prisão e 14 ordens de busca e apreensão. Seis dos mandados foram contra policiais militares, entre eles um coronel e um major.

O jornalista Romano dos Anjos foi sequestrado por homens armados e encapuzados em sua casa, enquanto jantava com sua esposa, Nattacha Vasconcelos, na noite de 26.out.2020. O apresentador do programa “Mete Bronca”, da TV Imperial, afiliada da Record em Roraima, ficou desaparecido por 12 horas. Foi encontrado na manhã de 27.out.2020, na zona rural da cidade, com hematomas e fraturas pelo corpo.

Assinatura Abraji