Delegada danifica equipamento do site Imediato, de Manaus
  • 23.06
  • 2022
  • 13:30
  • Abraji

Liberdade de expressão

Delegada danifica equipamento do site Imediato, de Manaus

Na sexta-feira passada, 17.jun.2022, uma equipe do site Imediato, de Manaus, teve seu equipamento de trabalho danificado enquanto fazia uma reportagem na zona oeste da cidade. A delegada Marna de Miranda, do 19º Distrito Integrado de Polícia da capital amazonense, abordou os repórteres de maneira agressiva, mostrando a arma na cintura e depois derrubando o celular usado na transmissão ao vivo, quando eles reportavam sobre um homicídio.

Parte da cena pode ser vista neste vídeo. O jornalista Thiago Gonçalves e o repórter cinematográfico Paulo César de Araújo registraram um boletim de ocorrência no qual relatam como a confusão começou. Foi logo depois que Gonçalves afirmou, ao vivo, que o homem assassinado tinha sido desfigurado por disparos de uma pistola. A delegada então pediu que parassem a transmissão. 

Ainda segundo a equipe do site, depois de derrubar o celular, Marna de Miranda ameaçou prender os jornalistas por desacato a autoridade. Não houve agressão física. A delegada pediu o fim das filmagens alegando que tratava-se de vilipêndio de cadáveres, considerado crime contra o respeito aos mortos, previsto no artigo 212 do Código Penal Brasileiro. 

A direção do jornal contesta a versão. Em todas as coberturas ao vivo por celular, argumenta que seus repórteres usam um aplicativo de tela que permite que as imagens sejam embaçadas. No vídeo disponível no site, é possível ver a cor da camisa do homem assassinado, apesar de as imagens estarem levemente borradas. Thiago Botelho, diretor do site criado há seis anos e que faz parte do grupo Rede Norte Digital, disse à Abraji que nunca houve desrespeito às famílias.

Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública declarou que a Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança está apurando o caso. Procurada na manhã de segunda-feira, 20.jun.2022, a delegada ainda não respondeu ao pedido de entrevista feito pela Abraji, por meio de mensagem de celular. O site Imediato publicou nova postagem, mostrando que, em seu perfil no Instagram, a delegada publicou um meme ridicularizando a situação. O perfil da delegada é fechado.

Entidades de classe, como a Fenaj e o Sindicato dos Jornalistas do Amazonas, se solidarizaram com a equipe de reportagem e repudiaram o fato.

Foto de capa: Reprodução do vídeo

Assinatura Abraji