Curso sobre como investigar remunerações do Judiciário tem inscrições abertas
  • 03.11
  • 2022
  • 17:34
  • Abraji

Acesso à Informação

Curso sobre como investigar remunerações do Judiciário tem inscrições abertas

Foto: Reprodução José Cruz/Agência Brasil

A Transparência Brasil e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) abriram nesta quinta-feira (3.nov.2022) as inscrições para um curso on-line e gratuito sobre como investigar as remunerações de membros do Judiciário e do Ministério Público. A iniciativa integra o DadosJusBr, projeto da Transparência Brasil financiado pelo Instituto Betty e Jacob Laferque que reúne dados do sistema de Justiça brasileiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 16.nov.2022.

  Clique aqui para se inscrever  

O curso será ministrado por Bianca Berti, analista de transparência e integridade da Transparência Brasil, e Nazareno Andrade, cientista de dados do projeto DadosJusBr e professor licenciado da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os instrutores ensinarão, com base em conceitos e exemplos práticos,  a como identificar supersalários e verificar de que forma benefícios e auxílios geram ganhos acima do teto constitucional.

No curso, os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas de investigação com planilhas eletrônicas. Caso os estudantes tenham interesse, eles também poderão aprender a como utilizar linguagens intermediárias de análise de dados como R e Python para o mesmo objetivo.

As aulas têm duração de três semanas e um total de 6 horas. São assíncronas, o que permite que cada participante acompanhe o curso no momento e ritmo adequados para si, sem um horário pré-definido. Haverá ainda duas sessões ao vivo opcionais - uma para que os estudantes tirem suas dúvidas; e outra de encerramento do curso. As datas e horários desses dois encontros extras serão definidos de acordo com a disponibilidade dos interessados.

Para receber o certificado de conclusão do curso, os participantes deverão assistir a pelo menos 75% do conteúdo e alcançar uma pontuação mínima de 50% nos exercícios de cada módulo (questões de múltipla escolha).

Assinatura Abraji